O que é um Plano de Manejo?

Plano de Manejo é projeto dinâmico que determina o zoneamento de uma Unidade de Conservação, caracterizando cada uma de suas zonas e propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades. (IBAMA, 1997)

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei Federal n° 9.985/2000) determina que as Unidades de Conservação (UC) devem dispor de um Plano de Manejo. Este documento, constitui o principal instrumento de planejamento e gestão das UCs e tem como objetivo orientar a gestão e promover o manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação.

O Plano deve abranger a área da UC, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas. Trata-se de documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma UC, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

A elaboração dos Planos de Manejo, não se resume apenas à produção do documento técnico. Seu planejamento e processo de elaboração são um ciclo contínuo de consulta pública e tomada de decisão, que partem do entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde esta se insere.

O Instituto Florestal, por meio de seu corpo técnico,  desempenha papel fundamental neste processo. Além de atuar na elaboração dos Planos de Manejo de suas áreas protegidas, o IF disponibiliza sua expertise e mão de obra para outras instituições que também fazem a gestão de unidades de conservação.

Aprovados

* gestão da Fundação Florestal
** gestão compartilhada entre o IF e a CPP/SIMA
*** gestão compartilhada entre IBot e IF

Mais Planos de Manejo de áreas sob gestão da Fundação Florestal que tiveram participação de técnicos do Instituto Florestal no link: http://fflorestal.sp.gov.br/pagina-inicial/planos-de-manejo/

Os planos de manejo atuais seguiram o “Roteiro Metodológico para Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo – UCs”  que é o resultado de um amplo consenso técnico, após dois anos de pesquisa aplicada em 11 projetos piloto realizados por uma equipe interdisciplinar de profissionais do Sistema Ambiental Paulista.