O Programa “O Homem e a Biosfera” (The Man And the Biosphere – MaB) criado na década de 70 pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, atribui a determinadas áreas do globo, consideradas de relevante valor ambiental e humano, o título de Reserva da Biosfera. Existem hoje no mundo cerca de 360 Reservas da Biosfera, formando uma grande Rede Internacional. As Reservas da Biosfera objetivam uma correta gestão de seus ambientes naturais e modificados e a busca do Desenvolvimento Sustentável, através da pesquisa científica, da conservação da biodiversidade, da promoção social e da integração dos diversos agentes atuando em seu espaço.

 

MaB – Biosfera

  • A “Conferência da Biosfera”, em 1968, introduziu o conceito de biosfera: “uma fina camada de terra, água e ar na superfície do Planeta, sustentando a vida”. Trata-se de uma fina película de vida de menos de 20 km, do fundo dos oceanos até o topo do Everest, por 40000 km de circunferência da Terra. Uma pele mais fina do que a de uma maçã.
  • Em 1971, criou-se o programa internacional “O Homem e a Biosfera” (MaB) para tratar conjuntamente dos problemas de conservação dos ecossistemas e de desenvolvimento, com a participação das populações envolvidas. O Programa MaB tenta por meio da pesquisa e da experiência prática melhorar o difícil relacionamento do homem com o seu ambiente .

 

Reservas da Biosfera

  • Criadas em 1976, como parte do Programa MaB.
  • Definição: “Áreas de ambientes marinhos ou terrestres, representativos, reconhecidos internacionalmente pelo seu valor para a conservação ambiental e para o provimento do conhecimento científico, da experiência e dos valores humanos com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável.”
  • “As reservas da biosfera são geridas de forma participativa e formam uma rede mundial que facilita o compartilhamento de informações relevantes para a conservação e gestão dos ecossistemas naturais e modificados.”

 

Funções Básicas das Reservas da Biosfera

  • Conservação da Biodiversidade do Ecossistema.
  • Promoção do desenvolvimento sustentável em suas áreas de abrangência.
  • Pesquisa científica, educação e monitoramento permanente.