O que é PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é contribuir para a formação de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, através da concessão de cotas de bolsas de iniciação científica diretamente às Instituições de Ensino e Pesquisa.

As cotas concedidas anualmente são administradas pelas próprias Instituições participantes, sob a supervisão do CNPq. O Programa voltado a alunos de graduação deve servir de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. Os alunos participantes do programa deverão apresentar bom desempenho acadêmico e potencial para continuidade na carreira de pesquisa, sendo este um dos critérios de avaliação do programa do IF por parte do CNPq.

Processo seletivo (2021-2022)

Processo seletivo (2020-2021)

Processo seletivo (2019-2020)

Processo seletivo (2018-2019)

Processo seletivo (2017-2018)

Processo seletivo (2016-2017)


Acompanhamento dos Bolsistas de Iniciação Científica

O aluno bolsista PIBIC/IF deverá se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e apresentar índice de rendimento acadêmico acima da média ponderada do curso de graduação em que está matriculado.

Para fins de acompanhamento do seu rendimento, o bolsista apresentará relatórios periódicos na freqüência e formato exigido pelo Programa, sendo estes:

Relatório Parcial  –  após seis meses de vigência da pesquisa.

Relatório Final  – ao término do estágio ou do período de concessão de bolsa.

Também é um compromisso do aluno bolsista a apresentação dos resultados finais da pesquisa no Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal.

Acesse o Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP

‘,’Iniciação Científica – Bolsa CNPq (graduação)