• Janeiro
    —
  • Fevereiro
    — 23 a 26: III Curso Ornitologia Aplicada à Conservação – Ciência Cidadã – ver programação.
  • Março
    — 12: 2º Evento de integração para estagiários do IF – Estagiando no Instituto Florestal – ver programação.
    — 24: Falando de água nas áreas protegidas do estado São Paulo – ver programação.
    — 26 e 27: 2º Workshop de Pesquisas Científicas do Núcleo Picinguaba – ver convite.
    — 30, 31 e 01/04: 2º Encontro do Curso de Produção de Sementes Florestais. Local: Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, Ubatuba.
  • Abril
    — 14:
    3º Encontro sobre Tecnologia em Silvicultura com alunos da Fatec/Capão Bonito – Local: Sede do IF, São Paulo – ver programação.
    — 16 a 30: Exposição Itinerante “Bicho! Quem te viu, quem te vê!” –  Local: Câmara Municipal de Itirapina – ver convite.
    — 23: Educatrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais – Piracibaba/SP – ver programação.
  • Maio
    — 12: Seminário Pró-Primatas Paulistas. Local: IEA/USP.
    — 11: Ações de Integração e alinhamentos para conservação do sagüi-serra-escuro  e resolução da problemática de seus congêneres invasores: propostas e alternativas. Local: Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
    — 18 a 25:
    13ª Semana Nacional de Museus – Museus para uma sociedade sustentável. Local: Museu Florestal Octávio Vecchi, São Paulo/SP – ver programação.
    — 25 a 27: 8º Curso de Hidrologia Florestal. Local: Laboratório de Hidrologia Florestal Eng. Agr. Walter Emmerich – Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Cunha.
    — 27: Aula demonstrativa “Orquídeas da Serra da Cantareira”.  Auditório IF – São Paulo/SP – ver programação.
    — 28: Visita à Estação de Tratamento ETA Guaraú/Sabesp.  São Paulo/SP – ver programação.
  • Junho
    — 03: Falando de Meio Ambiente – ver programação.
    –11: 3º Encontro sobre Engenharia Industrial Madeireira Unesp/Itapeva. Local: Sede do IF, em São Paulo.
    — 22 a 26:
    3ª Reunião do Dimensions US-Biota São Paulo: integrando disciplinas para a preservação de biodiversidade da Floresta Atlântica no Brasil
  • Julho
    — 29: Educatrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais – Luiz Antonio/SP – ver programação.
    — 29: Abertura da exposição itinerante Bicho: quem te viu, quem te vê”. Local: Anfiteatro Municipal “Luiz Penha (Didi)” da Pref. Mun. Luiz Antônio – SP.

• Agosto
    — 04 a 06: 9º Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal – ver programação.
    — 24 a 28: II Curso de introdução ao Manejo de Unidades de Conservação – Módulo I – ver programação.
    — 26: Workshop sobre a vegetação de Cerrado e Mata Atlântica, água subterrânea e palinologia. Local: Estação Experimental de Mogi-Guaçu.

• Setembro
    — 11: Palestras “Cerrado: hotspot ameaçado – contribuições para sua conservação”. Local: Parque Estadual do Juquery – ver programação.
    — 15: Falando do Cerrado.  Local: Auditório da Secretaria do Meio Ambiente, São Paulo/SP.
    — 17: Encontro de Gestores de Unidades de Conservação com remanescentes de cerrado.  Local: Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Luiz Antonio e Estação Ecológica Jataí.
    — 20: Hora Verde – plantio comemorativo de mudas. Local: Área Administrativa do Parque Estadual Alberto Löfgren – ver convite.
    — 21: Dia da árvore – palestras e plantios comemorativos. Local: Viveiro Florestal de Pindamonhangaba.
    — 21: Dia da árvore – Visita monitorada de escolas da comunidade, visitando o viveiro de mudas, percorrendo trilhas e realizando gincana ecológica e plantio de mudas. Local: Viveiro Florestal de Taubaté.
    — 21: Palestra “A importância da identificação da madeira” – Local: Museu Florestal Octávio Vecchi, São Paulo/SP – ver convite.
    — 21 a 25: Semana da árvore: contação de histórias com confecção de dobradura. Atividades de educação ambiental com plantio de árvores no Parque Estadual Alberto Löfgren, com crianças da comunidade do entorno. Local: Museu Florestal Octávio Vecchi, São paulo/SP.
    — 28/09 a 02/10:
    II Curso de introdução ao Manejo de Unidades de Conservação – Módulo II – ver programação.

• Outubro
    — 14 e 15:
    IV Curso de Ornitologia aplicada à conservação: Introdução à observação de aves – Local: Cananéia – ver programação.
    — 22:
    4º Seminário Frutos da Mata Atlântica – Local: Auditório do IF, São Paulo/SP – ver programação.
    — 23: Evento de encerramento do Projeto Educatrilha: processo de formação continuada de docentes em Educação Ambiental em áreas naturais – edição Tupi. Local: Piracicaba/SP – ver programação.

• Novembro
    — 05: Ciclo de Palestras: “Governança dos recursos florestais e hídricos: Bosque Modelo Reventazón (Costa rica), Território indígena Nação Haida (Vancouver) Red ASA (Nordeste do Brasil) – Ph.D. Nathalie Gravel – Local: auditório do Instituto Florestal, São Paulo/SP. – ver convite
    — 09 a 13: VI Simpósio de Restauração Ecológica. Local: Instituto de Botânica.
    — 09 a 13: III Curso de introdução ao Manejo de Unidades de Conservação – Módulo I – ver programação
    — 23 a 27: III Curso de introdução ao Manejo de Unidades de Conservação – Módulo II – ver programação
    — 30/11 e 01/12:  Curso de Formação de Monitores para exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê”. Local: São Paulo/SP – ver programação
    — 26: Inauguração – Casinha do Horto: Espaço Eco Artes – Viveiro Florestal de Taubaté – ver convite/programação

• Dezembro
     03/12 a 06/03/2016: Exposição itinerante Bicho: quem te viu, quem te vê! – Local: Museu Florestal Octávio Vecchi – São Paulo/SP.