Os entalhes botânicos em madeira fazem parte de uma coleção que para muitos é a prata da casa.

O Museu Florestal Octávio Vecchi abriga em seu acervo 126 pranchas de madeira entalhadas. Essas peças com entalhes botânicos reproduzem folhas, frutos e sementes de 72 espécies de árvores em sua própria madeira. Foram entalhadas entre 1937 a 1957 pelos antigos funcionários do então Serviço Florestal (atual Instituto Florestal) Antônio Oppido e Antônio Alves.

As seções técnicas da instituição eram responsáveis tanto pela escolha da melhor madeira para a fabricação da prancha, como pela coleta da amostra botânica que serviria de modelo para o entalhe. Os entalhadores faziam o desenho e o esculpiam no suporte de madeira, reproduzindo, inclusive, o tamanho natural dos galhos com folhas, frutos, flores e sementes. Havia rigor científico e grande virtuosismo artístico na produção dessas peças.

Os entalhes possuem o tamanho real das exsicatas (amostras botânicas), de modo que possuem valor de ilustração científica.

Além de serem trabalhos feitos artesanalmente, cada prancha, por ser de origem natural, tem características únicas. São obras singulares e que não podem ser reproduzidas integralmente.

Saiba Mais: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/2017/12/27/pesquisa-inventaria-as-mais-bela-colecao-do-museu-florestal-os-entalhes-botanicos/