http://iflorestal.sp.gov.br

Museu Florestal Octávio Vecchi

English Español Esperanto Français

O Museu Florestal foi concebido no final da década de 1920 pelo então diretor do Serviço Florestal, Octávio Vecchi.

O edifício, construído entre 1928 e 1930 e inaugurado em 1931, foi projetado especificamente para receber o acervo, bem como laboratórios de pesquisa que funcionaram no piso inferior entre as décadas de 1930 e 1960. O Museu Florestal foi importante seção de pesquisa e abrigou laboratório de meteorologia, de fotografia,  herbário e xiloteca do Serviço Florestal, atual Instituto Florestal.

O acervo é composto por um diverso mostruário de madeiras entalhadas, sementes, peças das escolas de xilografia, charão (laca japonesa), marcenaria, marchetaria, aquarelas, grande painel a óleo de autoria de Helios Seelinger que ilustra a história de São Paulo, pintura mural de espécies nativas realizada por Antonio Paim Vieira, vitrais executados pela Casa Conrado, além de outras obras.

Conjugando ciência, história e arte, o museu é espaço de contemplação e educação ambiental.

 

HORÁRIO

  • O Museu abre de quarta a sexta e no primeiro sábado do mês, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Entrada Gratuita

ATELIÊ ABERTO

  • Está em andamento um projeto de restauro de um dos painéis de Helios Seelinger, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo e com o Núcleo de Artes e Restauro – NAR. Também é possível agendar visitas em dias específicos com foco no tema de restauro.

AGENDAMENTOS

  • Podem ser realizados de segunda a sexta das 9h às 17h, pelo telefone (11) 2231-8555 / Ramal 2053 ou pelo e-mail museuflorestal@if.sp.gov.br tanto para a visitação de grupos como particular em dias e horários não convencionais, e ainda o Ateliê Aberto.

INFORMAÇÕES:

REDES SOCIAIS:

LOCALIZAÇÃO

  • Parque Estadual Alberto Löfgren,  Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo – SP – Brasil