01/04/2019

No dia 27 de abril (sábado) acontece mais uma edição da Caminhada Histórica no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal). O evento acontece desde o 2018 e já foram realizadas sete edições. A mais recente aconteceu em fevereiro e teve a participação de mais de 130 pessoas.

O trajeto inclui pontos importantes da história do Parque, como suas construções, atrativos e personagens. A atividade também trará informações sobre a origem do Serviço Florestal, atual Instituto Florestal (IF), e suas raízes na Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo, que além do IF, deu origem a outras instituições, como o Instituto Geológico. A área do Parque era o antigo Engenho Pedra Branca, que foi desapropriado em 1896 para a instalação de um horto botânico.

Foto da primeira caminhada, realizada em 2018

Um dos destaques do circuito será a visita ao Museu Florestal Octávio Vecchi e a apresentação de fotos antigas, que possibilitará ao público comparar como o Parque era antigamente e como é hoje.

A Caminhada terá início na entrada principal do Parque, às 9h, com duração aproximada de duas horas e meia. A participação é totalmente gratuita e não é necessária inscrição prévia.

O evento é uma iniciativa do Museu Florestal Octávio Vecchi (Instituto Florestal) e Movimento Conservatio, com apoio da Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Ponto de encontro: 9 horas – Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo – SP

*Atenção: para entrar no Horto Florestal é necessário ter tomado a vacina contra a febre amarela!

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Museu Florestal Octávio Vecchi – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2053