http://iflorestal.sp.gov.br

28/01/19 17:44

Instituto Florestal realiza curso de Conservação e Preservação de Fotografia

Curso foi ministrado por Marli Marcondes, profissional com experiência na área de história e comunicação e atuação na conservação de acervos fotográficos, arquivo e memória

Nos dias 21 e 22 de janeiro, o Instituto Florestal (IF) realizou curso de Conservação e Preservação de Fotografia. O evento aconteceu no Setor de Comunicações Técnico-Científicas (SCTC), localizado nas dependências da sede da instituição, em São Paulo-SP.

Durante os dois dias de curso, a professora convidada do Centro de Memória Unicamp, Marli Marcondes, mestre em Multimeios e especialista em Conservação de Acervos Fotográficos, ministrou aulas teórica e prática com técnicas e informações valiosas de como guardar e restaurar acervos fotográficos.

A proposta da oficina foi capacitar profissionais que atuam na área da documentação, como arquivistas, bibliotecários, museólogos, conservadores e interessados em geral, no desenvolvimento de ações e práticas de Conservação e Preservação de conjuntos fotográficos históricos e contemporâneos.

Segundo Leni Lima, diretora do SCTC,”o curso foi muito importante pois possibilitou capacitar estudantes, técnicos e pesquisadores na preservação e conservação do rico patrimônio iconográfico, especialmente o acervo fotográfico histórico do Instituto Florestal”.

No total, 15 pessoas participaram da oficina, entre elas o pesquisador científico João Batista Baitello, Natália Almeida, responsável pelo Museu Florestal Octávio Vecchi,  e Silvia Helena Marques bibliotecária que atua no IF, entre outros funcionários e estagiários.

Alicea Neves, estudante de História da Unifesp – Guarulhos e estagiária do Instituto Geológico, acredita que o curso contribuiu bastante com o trabalho que realiza na preservação do acervo do Museu Geológico Valdemar Lefèvre (Mugeo). “As condições de vulnerabilidade dos acervos do IF e do Mugeo são muito parecidas, além de ambos estarem localizados dentro de um parque”, explica. A estudante reforça que o curso ofereceu uma experiência prática complementar às atividades que a universidade oferece.

Foto: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2004