14/12/2018

Na última quinta-feira (13) o arquiteto Carlos Vecchi Dränger esteve no Museu Florestal Octávio Vecchi  para oficializar a doação de diversos objetos que foram de seu avô, idealizador do espaço localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren, na zona norte da capital paulista.

Carlos assinou uma carta de intenção de doação de um estereoscópio em madeira, uma coleção de 235 diapositivos e negativos de vidro, um álbum de desenhos originais com 15 gravuras, uma brochura original sobre Octávio Vecchi do ano de 1943 e dois álbuns de fotografias da época. Todos os bens foram entregues pelo doador nesta data, exceto o estereoscópio e um diapositivo de vidro avulso, que já haviam sido entregues durante cerimônia ocorrida no espaço no dia 30 de novembro. O Museu passa a ter a guarda dos objetos e após o término do processo administrativo adequado, serão incorporados definitivamente ao acervo.

Além de técnicos e pesquisadores do Instituto Florestal (IF), estavam presentes no ato os professores Janes Jorge, de História, e Letícia Coelho Squeff, do curso de História da Arte, ambos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Campus Guarulhos.

Vecchi já trabalhava com a tecnologia 3D no início do século XX
Além da importância histórica do acervo doado, algumas peças possuem caráter tão lúdico que nos faz perceber que algumas tecnologias são mais antigas do que pensamos. É o caso dos diapositivos de vidro de Octávio Vecchi, que ao serem colocados no estereoscópio, formam imagens em 3D. O material tem grande potencial educacional e de divulgação científica.

Fotos: Acervo Movimento Conservatio

Mais informações: Museu Florestal Octávio Vecchi – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2053