07/12/2018

Foto: Hélder Faria

A Prefeitura de Presidente Prudente e parceiros, entre eles o Instituto Florestal (IF), realizaram no dia 02 de dezembro evento pra a observação e registro de aves do município. O evento aconteceu no Parque Ecológico Cidade da Criança, que tem 213 hectares de área verde, dos quais 104 são fragmentos preservados da Mata Atlântica do Interior. Ao longo da atividade, os participantes observaram 72 espécies entre 330 aves.

A pesquisadora científica do IF Andréa Soares Pires conta que o evento teve a presença de mais de 40 participantes, superando as expectativas de público. “Esperávamos que a maioria fossem os estudantes de biologia, que compareceram em grande número, mas ficamos contentes com a adesão dos moradores do município”, conta.

Apesar do crescimento do birdwatching, ainda são poucos os municípios e empreendedores que reconhecem e investem nesta forma de lazer. O objetivo do #vempassarinharprudente foi estimular esse tipo de atividade turística nas áreas urbanas do município e colaborar com o monitoramento de aves da área por meio da chamada “Ciência Cidadã”, que se dá quando cidadãos comuns coletam e geram dados, contribuindo com o conhecimento científico. Os organizadores ressaltaram a intenção de despertar o interesse da comunidade local e regional para a prática, além das resultantes contribuições para o monitoramento e registro de espécies listadas para o municípios. As espécies são catalogadas em duas plataformas online. Durante a atividade, foram publicadas listas de aves observadas no aplicativo e-Bird em tempo real. Após, foram publicados dados e fotos no Wiki Aves.

Foto: Hélder Faria

O prefeito Nélson Bugalho ficou entusiasmado com a possibilidade da realização de uma publicação com o inventário das espécies do município e propôs a criação de um grupo com este objetivo.

“Devemos aprofundar as alianças entre a administração municipal e a comunidade acadêmica. Precisamos de parcerias profícuas e promissoras,” afirmou Itamar Cavalcante, coordenador do Parque.

O diretor geral do IF Luis Alberto Bucci parabenizou à equipe, em especial aos pesquisadores científicos do Instituto Andréa Pires e Hélder Faria, e sugeriu ao prefeito que o evento passe a fazer parte do calendário do município de Presidente Prudente.

O Passarinhar envolveu o Instituto Florestal, Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Presidente Prudente, o curso de Ciências Biológicas da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e a Sociedade para Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil) que faz parte da aliança global com a BirdLife Internacional.

Foto: Hélder Faria

Foto: Andréa Pires

Saiba mais:

https://globoplay.globo.com/v/7204697/

http://www.portalprudentino.com.br/noticia/noticias/presidente-prudente-noticias/pela-observacao–projeto-busca-preservar-aves-em-pp

http://www.unoeste.br/Noticias/2018/12/expedicao-anota-72-especies-de-passaros-na-cidade-da-crianca

http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticias.xhtml?cod=40843