06/12/2018

No dia 10 de dezembro, será realizado o lançamento do Sumário Executivo Ecosystem Services and human well-being in the São paulo City Green Belt Biosphere Reserve. O evento acontece às 15:30 no auditório Francisco Thomaz Van Acker, na sede da Secretaria do Meio Ambiente, capital paulista. Traduzido para a língua inglesa, o sumário executivo é um documento para a divulgação do livro “Serviços de Ecossistemas e Bem-Estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo”, a ser publicado no primeiro semestre de 2019.

A publicação é um documento de referência, resultado do trabalho integrado de 70 pesquisadores e 35 instituições.  O objetivo é levar ao conhecimento público os serviços ecossistêmicos que, no âmbito da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), precisam ser protegidos e aqueles que devem ser recuperados.

Além de uma introdução, o sumário apresenta 14 capítulos que abordam diferentes benefícios proporcionados pela natureza no território da RBCV e sua correlação com o bem-estar humano: fornecimento de alimentos, de medicamentos e de água para o consumo, controle de enchentes e de desmoronamentos, regulação da qualidade do ar e do clima, sequestro e estocagem de carbono e gases de efeito estufa, valoração econômica dos serviços ecossistêmicos, produção florestal, turismo sustentável e valores folclóricos (cultura caipira),  além da avaliação da biodiversidade e de ferramentas de valoração econômica dos serviços ecossistêmicos.

“Os ecossistemas da Reserva da Biosfera constituem fonte de grande oferta de volume de água para abastecimento no Estado de São Paulo. Abrigam enorme biodiversidade da Mata Atlântica, proporcionam a redução de temperatura local e a produção de alimentos, oferecem oportunidades de eco-turismo, diminuem a poluição do ar urbano, entre outros benefícios. Esta publicação traz muitas evidências sobre como as florestas e todas as formas de vegetação natural nos fazem bem. Abrangente e interdisciplinar, mostra as conexões entre os ecossistemas e os serviços que prestam ao bem-estar de mais de 25 milhões de pessoas. Referência para a gestão territorial integrada e sustentável da maior e mais complexa região metropolitana do Brasil”, aponta o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Trani,  na apresentação da publicação.

O material configura-se inclusive em importante produto para a Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES) e também para o cumprimento do Plano de Ação para a Conservação da Biodiversidade e da Política Estadual de Mudanças Climáticas.

O posicionamento apresentado no sumário executivo é bastante crítico em relação às contradições próprias da dinâmica de tensão entre cidade e floresta, bem como entre meio ambiente e economia. Como por exemplo no caso da silvicultura comercial, que pode causar impactos na biodiversidade e na paisagem, mas gera importantes serviços ecossistêmicos como conservação do solo e da água, corredores ecológicos e armazenamento de cerca de 23 milhões de toneladas de CO2.

“A abordagem ecossistêmica utilizada por esta Reserva da Biosfera em seu contexto urbano e periurbano é uma poderosa ferramenta de tomada de decisão para o manejo sustentável de ecossistemas com importância local, regional e nacional. Os estudos descritos neste resumo executivo transmitem a compreensão de que precisamos adotar a RBCV como uma plataforma de gerenciamento territorial para a sustentabilidade do sistema, a fim de garantir a segurança ambiental e hídrica metropolitana para melhorar o bem-estar humano ao longo das décadas”, defende o diretor geral do IF Luis Alberto Bucci em sua apresentação no Sumário.

Baixe aqui o Sumário Executivo