http://iflorestal.sp.gov.br

29/11/18 14:42

Livro sobre plantas pequenas do Cerrado traz 577 espécies ilustradas

"Publicação eleva ao devido patamar a importância de plantas que não são árvores e de ecossistemas que não são florestas, por muito tempo neglicenciados nas políticas conservacionistas", defende Eduardo Trani

No dia 13 de novembro, durante a reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), foi apresentado o recém-publicado livro “Plantas Pequenas do Cerrado: Biodiversidade Neglicenciada”. A publicação contém 577 espécies ilustradas do bioma. Entre os autores estão os pesquisadores científicos do Instituto Florestal (IF) Giselda Durigan, referência internacional em restauração ecológica, e João Batista Baitello, taxonomista que descobriu nada menos que 10 espécies vegetais diferentes.

Baitello explica que a publicação é uma continuação do livro anterior, Plantas do Cerrado Paulista: Imagens de uma paisagem ameaçada“, publicado em 2004. “Aumentamos o número de espécies, incluindo as que não estivessem no livro anterior e optando pelas pequenas”, conta o pesquisador.

O diretor geral do IF Luis Alberto Bucci e o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo Eduardo Trani estavam presentes na ocasião. De acordo com as palavras de Trani na apresentação do livro, a publicação busca o equilíbrio e eleva ao devido patamar a importância de plantas que não são árvores e de ecossistemas que não são florestas, por muito tempo neglicenciados nas políticas conservacionistas. Ressalta ainda que o conhecimento compartilhado no livro e que contribuirá para aprimorar as políticas públicas visando à conservação do Cerrado é resultado de vários anos de pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Florestal.

“… reportando aos dados atuais disponíveis, para cada espécie de árvore do bioma (que somam 1.889 espécies), existem pelo menos seis de plantas que são arbustos, subarbustos, ervas e lianas (ou 10.865)”, aponta na apresentação do livro Bruno Walter, doutor em Ecologia.

Além de Giselda e Baitello, são autores do livro Natashi Pilon, doutoranda em Ecologia pela Universidade de Campinas, Geissianny Assis, doutora em Botânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e Flaviana Souza, doutora em Biologia Vegetal e analista do Ministério público do Estado de São Paulo. Natashi já fez estágio de iniciação científica no IF e Flaviana já foi pesquisadora da instituição.

A realização do lançamento oficial do livro está prevista para o dia 10 de dezembro, no auditório Francisco Thomaz Van Acker, na sede da Secretaria do Meio Ambiente, capital paulista.

Em breve a publicação estará disponível em versão online.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: João Batista Baitello – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2072