28/11/2018

No dia 26 de setembro, jovens da Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital paulista, adotaram 13 mudas fornecidas pelo Instituto Florestal, que foram plantadas nos jardins do espaço.

As Fábricas de Cultura são espaços da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com oportunidades de acesso gratuito a diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem cursos e uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará cursos e atividades como música, dança, teatro, circo, fotografia, vídeo, desenho, grafite, DJ, capoeira, além de bibliotecas e estúdios. Cada turma, ficou responsável por cuidar de uma das mudas.

A atividade foi realizada em parceria com a equipe do Museu Florestal Octávio Vecchi e o pesquisador científico do IF Osny Tadeu Aguiar, que orientou o plantio, realizado juntamente com os alunos, professores e coordenadores da Fábrica.

Foram plantadas 03 mudas de pau-brasil (Paubrasilia echinata), 03 de ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), 03 de ipê-branco (Tabebuia roseoalba), 01 pitangueira (Eugenia uniflora), 01 araçá (Psidium cattleianum), 01 cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata) e 01 uvaia (Eugenia pyriformis).

Dia da árvore
Dias antes, o botânico Osny já havia orientado os plantios realizados no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal) durante as comemorações do Dia da Árvore. No dia 21 de setembro, foram plantadas na área administrativa do Parque 04 mudas de pau-brasil, 04 de ipê amarelo e 04 de ipê branco. No dia 22 foram plantados 04 ipês amarelos e 04 ipês brancos na área de uso público. No total, foram plantados 20 exemplares.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Tel (11) 2231-8555 / Ramal 2078