27/11/2018

A Prefeitura de Presidente Prudente e parceiros, entre eles o Instituto Florestal (IF), realizam no próximo domingo (02/12) um megaevento pra a observação e registro de aves do município. O evento acontece no Parque Ecológico Cidade da Criança. O público-alvo são observadores de aves, ornitólogos, e comunidade interessada nesta prática, que é um segmento do ecoturismo. Mas qualquer pessoa pode participar. Basta levar binóculos, máquinas fotográficas gravadores de áudio… ou mesmo um smartphone.

Apesar do crescimento da prática do birdwatching, ainda são poucos os municípios e empreendedores que reconhecem e investem nesta forma de lazer. O objetivo do #vempassarinharprudente é estimular esse tipo de atividade turística nas áreas urbanas do município e colaborar com o monitoramento de aves da área por meio da chamada “Ciência Cidadã”, que se dá quando cidadãos comuns coletam e geram dados, contribuindo com o conhecimento científico.

“Estamos criando algo muito importante para a cultura e para o turismo da região, além de contribuir com estudos da avifauna regional”, comenta a pesquisadora científica do IF Andréa Pires.

Os organizadores ressaltam a intenção de despertar o interesse da comunidade local e regional para a prática do birdwatching, além das resultantes contribuições para o monitoramento e registro de espécies listadas para o municípios. As espécies são catalogadas em duas plataformas online: o e-Bird e o Wiki Aves. Após a atividade, serão publicadas fotos e dados sobre as aves observadas durante o evento.

“Esse evento traz ao município a possibilidade de geração de renda, ao mesmo tempo em que se promove a conscientização ambiental local e ampara o uso sustentado dos recursos naturais”, afirma o prefeito e ambientalista Nélson Bugalho.

O evento é realizado pela Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com o Instituto Florestal, Save e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Saí azul

Inscrições gratuitas no site: www.unoeste.br

Informações: (18) 3223-8472 / (18) 99726-8434