22/11/2018

De 14 a 18 de novembro foi realizada a viagem pedagógica com os professores das escolas de Piracicaba premiadas no Programa “EducaTrilha na Escola” – Edição 2018 ao Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba-SP.

Ao longo do ano de 2018, escolas municipais, estaduais e particulares realizaram projetos de educação ambiental envolvendo visitas à Estação Experimental de Tupi e participaram de encontros formativos que as auxiliaram em todo o processo. Assim, a viagem a Picinguaba teve o objetivo de ser um momento prazeroso de aprendizagem e celebração.

Nesta viagem, oferecida a cinco professores de cada escola premiada, os participantes ficaram hospedados na Praia da Fazenda e tiveram a oportunidade de conhecer cinco ecossistemas diferentes: a mata de encosta, a restinga, o manguezal, o costão rochoso e a praia.

“O Núcleo Picinguaba é um lugar maravilhoso, em que podemos entrar em contato com a natureza, explorar suas belezas e aprender muito sobre o bioma Mata Atlântica”, relatou Charlies Ponciano, professor da Escola Municipal Prof. Wilson Guidotti.

Os professores também visitaram uma comunidade quilombola e puderam conhecer um pouco sobre a história e a cultura locais. As trilhas realizadas na unidade (Trilha Fluvial no Rio Fazenda, da Rendeira, Sensorial, do Jatobá e do Saco das Taquaras) foram conduzidas por monitores locais (funcionários do parque e pessoas da comunidade), valorizando os conhecimentos tradicionais e propiciando uma rica aprendizagem sobre aspectos ecológicos, sociais, políticos e culturais.

“Acredito que o prêmio maior do concurso é o aprendizado sobre como promover a conservação ambiental por meio da educação. Estar também por uns dias no Parque Estadual da Serra do Mar foi absolutamente incrível!”, resumiu Paulo Eduardo Carlim, professor da Escola Estadual Bairro Santo Antônio.

Durante a estadia na unidade, houve um momento de troca de experiências com a equipe do núcleo Picinguaba. A gestora Cláudia Camila de Oliveira apresentou esta área do Parque e suas especificidades, como a existência de cinco diferentes ecossistemas e de comunidades tradicionais em seu interior. A especialista ambiental do Instituto Florestal (IF) e coordenadora do programa “EducaTrilha na Escola” Maria Luísa Palmieri descreveu todo o percurso formativo realizado ao longo do ano. Os professores apresentaram os projetos que desenvolveram nas escolas.

“É muito bom ver os resultados deste programa. Podem contar com o apoio do Núcleo Picinguaba para as próximas edições, pois acredito que esta visita complementa todo o trabalho educativo desenvolvido ao longo do ano”, ressaltou Cláudia Camila.

A importância do programa também foi enfatizada pela professora Tainá de Pádua da Escola COOPEP: “O Educatrilha na Escola abriu muitos caminhos para os professores e, consequentemente, para os estudantes. Os encontros trouxeram muitas informações e o desenvolvimento do projeto colocou esses saberes nas aulas e, das aulas, para a prática.” Segundo a professora, a viagem mudou seus olhares, trouxe o conhecimento às suas mãos, permitindo a vivência do que está nos livros. “Estivemos entre professores, o que rendeu ricas trocas e papos incríveis!”, concluiu Tainá.

Sobre a finalização da edição de 2018 do programa, a especialista ambiental Maria Luísa explicou que, além da viagem, como prêmio para as escolas vencedoras será realizado, em dezembro, um “Dia EducaTrilha na Escola” em cada uma delas, com atividades a serem planejadas em conjunto com os professores. “O objetivo é propiciar também aos estudantes um momento prazeroso de aprendizagem e celebração que complemente todo o trabalho realizado”, afirmou a especialista ambiental.

O “EducaTrilha na Escola” é um programa realizado pelo Instituto Florestal (IF), Fundação Florestal (FF), Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE) e do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA).

As escolas participantes foram: E.M. Prof. Wilson Guidotti, Escola COOPEP, E.E. Prof. Manassés Ephrain Pereira, E.E. Prof. Jethro Vaz de Toledo e E. E. Bairro Santo Antônio.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Estação Experimental de Tupi – Tel.(19) 3438-7116 / 3438-7200