05/11/2018

No dia 06 de novembro (terça-feira) será realizado o evento de premiação do “EducaTrilha na escola” – Edição 2018.

O programa tem como objetivo integrar as visitas à Estação Experimental de Tupi (conhecida localmente como Horto de Tupi) a processos de educação ambiental críticos e permanentes por meio de um concurso envolvendo escolas estaduais, municipais e particulares de Piracicaba de ensino fundamental e médio.

O concurso
De maio a outubro foram realizados sete módulos formativos, envolvendo 17 professores de 11 escolas. Os encontros abordaram os seguintes temas: trilhas e vivências, diagnóstico socioambiental da escola e do entorno, o Tratado de Educação Ambiental, a educação ambiental nas escolas e nas áreas naturais, participação social e protagonismo juvenil, elaboração de portfólios e estratégias de avaliação e de continuidade de projetos de educação ambiental em escolas.

Após a realização dos encontros e das visitas das escolas na Estação Experimental de Tupi (cujo planejamento e execução foram realizados pelos dos professores, com o apoio da equipe organizadora), os participantes entregaram os portfólios, documentos nos quais registraram todas as atividades desenvolvidas nas escolas e visitas e como elas se relacionam com os critérios de pontuação do concurso.

Esses portfólios foram analisados por uma Comissão de Avaliação e serão premiadas, no evento de amanhã, as seis escolas vencedoras, que desenvolveram os melhores projetos de educação ambiental envolvendo visitas à Estação Experimental de Tupi. Os projetos desenvolveram atividades de diagnóstico socioambiental da escola e entorno, recuperação ambiental de ribeirões, hortas, jardins sensoriais, resgate histórico sobre a escola, atividades de campo, entre outras.

Os professores das escolas vencedoras receberão como prêmio uma viagem pedagógica de quatro dias ao Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (em Ubatuba/SP) e atividades lúdico-educativas nas escolas.

Pesquisa aplicada é resultado de parcerias
O “EducaTrilha na escola” foi elaborado a partir dos resultados do projeto de pesquisa “Educação ambiental em áreas protegidas do Estado de São Paulo e sua contribuição à escola”, desenvolvido em nível de doutorado pela especialista ambiental do Instituto Florestal Maria Luísa Bonazzi Palmieri, sob orientação da Professora Doutora Vânia Galindo Massabni, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), considerando ainda a experiência do “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais”, que também foi baseado em um projeto de pesquisa e premiado pelo COMDEMA Piracicaba em 2016.

A Edição 2018 do “EducaTrilha na Escola” foi realizada pelo Instituto Florestal (IF), Fundação Florestal (FF), Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), os quais são unidades da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Ensino de Piracicaba, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE) e do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA).

O evento acontece na próxima terça-feira (6), às 19h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Piracicaba, Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro

Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi

Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Estação Experimental de Tupi – Tel.(19) 3438-7116 / 3438-7200