http://iflorestal.sp.gov.br

04/11/18 08:21

Dia da árvore teve educação ambiental, apresentações artísticas e plantio de mudas no IF

O evento teve a presença do Cônsul da Suécia em São Paulo, país que tem uma forte ligação com o ambientalismo brasileiro

No dia 21 de setembro, foram realizadas as comemorações do Dia da Árvore e do Dia do Policial Militar Ambiental, parte das comemorações do mês da árvore promovidas pelo Instituto Florestal (IF). Além da cerimônia formal com autoridades, foram realizadas apresentações artísticas, atividades de educação ambiental e plantio de árvores. O evento foi promovido em parceria com o Comando de Policiamento Ambiental e aconteceu na área administrativa do Parque Estadual Alberto Löfgren, sede do IF, na zona norte de São Paulo.

Logo de manhã, Paulo Henrique dos Santos, do IF, recebeu cerca de 40 estudantes de escola do entorno do Parque e os conduziu pela trilha da Reserva da Biosfera. Durante a atividade de educação ambiental, os jovens puderam aprender sobre os serviços ecossistêmicos e a importância da área verde para a cidade de São Paulo.

Em seguida, ao lado do prédio principal do Instituto, foram realizadas as formalidades com as autoridades presentes. Vale destacar a presença do Cônsul da Suécia em São Paulo Renato Pacheco Neto. É importante lembrar que tanto o Horto Florestal quanto o ambientalismo no Brasil têm uma forte ligação com o país nórdico. O naturalista sueco Alberto Löfgren, que dá nome ao parque que sedia o IF, foi um dos pioneiros no Brasil no que se regere à proteção à natureza. Também foi o idealizador da primeira comemoração da Festa das Árvores no nosso país, em 1902 no município de Araras/SP.

No saguão do prédio histórico foram realizadas as apresentações musicais: Lydia de Godau Pereira regeu o coral Ecoart e Marcelo Campos comandou a apresentação de crianças de colégios do entorno tocando escaletas.

Ao final, todos retornaram para a área externa e foi realizado o plantio de mudas de espécies nativas.

Fotos: Acervo Instituto Florestal