http://iflorestal.sp.gov.br

03/11/18 09:27

IF e Museu Florestal realizam mais uma Caminhada Histórica no Horto

Evento abordou a importância de Alberto Löfgren, que dá nome ao Parque e foi idealizador da primeira Festa da Árvore no país, em Araras/SP (1902)

No dia 22 de setembro, em comemoração ao mês da árvore, aconteceu mais uma Caminhada Histórica no Parque Estadual Alberto Löfgren.

Ao longo da caminhada, foi abordada a importância de figuras como o naturalista sueco Alberto Löfgren, que dá nome ao Parque e foi um pioneiro do ambientalismo no Brasil desde o século XIX. Löfgren foi idealizador da primeira Festa da Árvore no país, realizada na cidade de Araras/SP em 1902.

Durante o trajeto, foi mostrado o papel do folclore e da religião na conservação ambiental, a exemplo das imagens do Curupira e de São João Gualberto, presentes no Horto. Ambos são considerados guardiões da Floresta. O primeiro por uma Lei Federal de 1970. O segundo por proclamação do Papa, em 1951.

Os participantes da atividade visitaram edifícios históricos com arquiteturas marcantes, como o antigo Palácio de Verão do Governador, a sede do Instituto Florestal e o Museu Florestal Octávio Vecchi, construídos entre as décadas de 1930 e 1940. Também visitaram o arboreto de pinheiros-do-brejo (Taxodium distichum) de mais de cem anos, que proporcionam beleza cênica ímpar e foram plantados pelo próprio Löfgren.

O botânico Osny Tadeu de Aguiar, pesquisador científico do Instituto Florestal, deu uma aula de educação ambiental: forneceu informações sobre as diferentes espécies de árvore presentes no Parque de maneira lúdica. Um dos momentos mais interativos da Caminhada foi o plantio de uma muda de ipê-amarelo (Handroanthus Albus), árvore símbolo do Brasil. Por falar em interatividade, Osny tirou dúvidas de internautas que acompanharam a transmissão ao vivo realizada pela página de Facebook do Museu Florestal e enviaram perguntas. Os usuários do Parque buscam esclarecimentos principalmente sobre podas de árvores.

O evento foi organizado pelo Museu Florestal Octávio Vecchi em parceria com o Movimento Conservatio, com o apoio da Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Saiba Mais: https://www.blogs.unicamp.br/naturezacritica/2018/09/23/ambientalistas-e-pesquisadores-fazem-caminhada-historica-no-horto-em-sampa/