29/10/2018

Em comemoração ao Dia da Árvore (21/09), o Instituto Florestal (IF) realizou atividades durante todo o mês de setembro. As ações aconteceram nas áreas de Uso Público do Parque Estadual Alberto Löfgren (também conhecido como Horto Florestal), sede da instituição, localizado na zona norte da capital paulista.

O objetivo da Festa da Árvore é fortalecer os laços do público com o IF, suas pesquisas e sua história, e com a Unidade de Conservação.

Todas as atividades tiveram caráter lúdico e educativo, abordando aspectos históricos e científicos. Foi um período intenso, com direito a oficina de identificação de árvores, peça de teatro, atividade de arte-educação, roda de conversa, caminhadas, oficina de bonsai, exposição de arte e sarau. Os visitantes puderam aprender um pouco mais sobre a as personalidades que foram importantes para a conservação ambiental em São Paulo e no Brasil, como Alberto Löfgren e Octávio Vecchi, bem como a história do Parque. Ao mesmo tempo, estavam em contato direto com a natureza.

A Festa da Árvore foi uma iniciativa da equipe do Museu Florestal Octávio Vecchi (Instituto Florestal) em parceria com diversos colaboradores, como o Movimento Conservatio, o Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte (MICA) e outros amigos do Museu Florestal.

O Parque Estadual Alberto Löfgren está localizado à Rua do Horto 931, São Paulo/SP.

Programação:

– 01/09 – Estreia da peça “1931”, que conta a história de Octávio Vecchi, idealizador do Museu Florestal (a peça acontece todos os sábados e domingos às 14h, até o início de dezembro)

– 11/09 – Caminhada de comemoração do Dia do Curupira e do nascimento do naturalista Alberto Löfgren (9h)

– 18/09 – Atividade de identificação de árvores com o pesquisador científico do IF Osny Tadeu Aguiar (horário a confirmar) e roda de conversa sobre a história da festa do Dia da Árvore (14h)

– 20/09 – “Minha árvore Favorita” – Caminhada e pintura sobre tela para crianças (13h30)

– 21/09 – Inauguração da Exposição “Museu de arte Interplanetária ocupa o Museu Florestal”, de Rubens Matuck

– 22/09 – “Desvendando o Horto Florestal” – Caminhada por pontos históricos do Parque (9h30)

– 30/09 – Encerramento da Festa da Árvore com Sarau no Museu Florestal (15h)

Foto: Acervo Instituto Florestal