http://iflorestal.sp.gov.br

29/06/18 17:08

IF recebe alunos da Unesp Botucatu no 11º Colóquio sobre Engenharia Florestal

O evento é realizado anualmente na sede do Instituto Florestal , na capital paulista, e tem como objetivo apresentar a instituição aos estudantes da área e contribuir com sua formação

Entre hoje e amanhã (29 e 30 de junho), está acontecendo o 11º Colóquio sobre Engenharia Florestal. O evento é realizado anualmente na sede do Instituto Florestal (IF), na capital paulista, e tem como objetivo apresentar a instituição aos estudantes da área e contribuir com sua formação.

O evento foi idealizado pelo diretor geral do IF Luis Alberto Bucci em parceria com o Professor Valdemir Antônio Rodrigues, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus de Botucatu/SP, que nesta edição do Colóquio trouxe ao Instituto 33 estudantes do 1º ano do curso de Engenharia Florestal e quatro alunos do 5º ano.

Durante a cerimônia de abertura, o pesquisador científico do IF Miguel Luiz Menezes Freitas ressaltou a necessidade de se formar redes de comunicação e relacionamentos para a vida profissional. “Ninguém consegue saber tudo sobre todas as áreas do conhecimento. Por isso é importante saber onde e com quem buscar as informações”, explicou Miguel.

Um dos destaques desta edição foi a presença de Jonas Salvador, engenheiro florestal formado pela Unesp de Botucatu e atualmente profissional da empresa Duratex. Jonas havia visitado o Instituto Florestal em 2003, ainda como estudante, em um encontro que anos depois daria origem ao Colóquio sobre Engenharia Florestal do IF.  Agora participou como profissional convidado com o objetivo de estimular os alunos no processo de integração. “A Universidade dá a base aos estudantes. Visitas como esta dão a vivência e os preparam para o mercado profissional”, defendeu Jonas.

Na ocasião, Bucci e Jonas receberam o Certificado de Honra ao Mérito por serviços prestados no Programa de Educação Ambiental na Trilha, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. O diretor geral do IF retribuiu com uma cópia impressa do livro Mapa Pedológico do Estado de São Paulo: Revisado e Ampliado.

Colóquio promoveu diálogos sobre temas pertinentes à carreira de engenheiro florestal
Nesta 11ª edição do evento, foram feitas algumas modificações na programação, com a inserção de mais palestras e debates com os alunos, tornando a dinâmica do Colóquio ainda mais participativa.

A pesquisadora científica do IF Elaine Aparecida Rodrigues realizou palestra sobre o Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF). Trata-se de um documento instituído pela Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei nº 11.284) para informar quais florestas podem ser submetidas ao processo de concessão para a exploração de recursos madeireiros e não-madeireiros. O PAOF é proposto pelo Serviço Florestal Brasileiro e definido pelo Ministério do Meio Ambiente.

Em seguida, Luis Alberto Bucci falou sobre o trabalho que o Instituto Florestal realiza em parceria com o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. O projeto “Resgatando Vidas e Recuperando o Bioma” visa à ressocialização de dependentes químicos por meio de oficinas de preparo de mudas. Bucci defende a importância da atuação em projetos socioambientais. “Estudamos em uma universidade pública e de boa qualidade. Esta é uma das formas de retribuir à sociedade”, afirmou o pesquisador.

Bucci seguiu os trabalhos apresentando aos alunos questões sobre a implementação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e comentou como o Decreto nº 62.187/2017 dá respaldo para os pesquisadores na busca por parceiras.

Finalizando as atividades no auditório, foi realizada uma mesa redonda para discutir a possibilidade de implementação de uma residência florestal. O objetivo é estreitar os laços entre academia e o mercado de trabalho, e o IF está buscando realizar esse vínculo, viabilizando a residência no âmbito da instituição. Para o debate, tomou-se como base a residência em Ciências Agrárias, regulamentada pela própria Unesp. O processo deverá o correr por meio de convênio entre as instituições.

Alunos realizam visitas técnicas a laboratórios e a campo
O IF proporciona a esses futuros profissionais a possibilidade de ter um primeiro contato com segmentos da profissão na prática, através das visitas aos laboratórios e interações com os técnicos e pesquisadores.

Ainda hoje, durante o período da tarde, os alunos visitaram diversas seções técnicas e laboratórios de pesquisa científica da instituição: Laboratório de Anatomia da Madeira e Xiloteca, Inventário florestal do Estado de São Paulo, Geociências, Herbário e Laboratório de Sementes. Também visitaram o Museu Florestal Octávio Vecchi.

Amanhã, no segundo dia de evento, os estudantes visitarão o Núcleo Pedra Grande, do Parque Estadual da Cantareira (onde pode ser apreciada uma vista privilegiada da Cidade de São Paulo), para uma atividade de reconhecimento da cobertura vegetal e educação ambiental.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Pesquisador científico Israel Luiz de Lima / Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2150