25/05/2018

Entre os dias 15 de 20 de maio, o Instituto Florestal (IF) realizou treinamento para policiais rodoviários federais com o objetivo de aumentar a eficiência do combate ao transporte ilegal de madeiras nativas, que são exploradas ilegalmente na Amazônia. As atividades foram ministradas pela pesquisadora científica Sandra Monteiro Borges Florsheim e pelo pesquisador Eduardo Luiz Longui. O curso aconteceu em Belém/PA, nas dependências do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Os participantes foram capacitados para identificar os produtos a partir da análise macroscópica de elementos estruturais e anatômicos de cada espécie. Além das atividades em sala de aula, foram realizadas atividades de campo para observação de algumas espécies, visitas ao herbário e a xiloteca do Museu para conhecer as espécies existentes na floresta amazônica e fiscalização supervisionada na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal em Castanhal/PA.

Participaram do treinamento 15 policiais rodoviários federais, lotados nas Regionais do Pará, Amapá, Rondônia e Mato Grosso, dois militares do Batalhão de Polícia Ambiental no Pará e dois pesquisadores do Museu.

“O intuito de levar a capacitação para o estado do Pará e direcionar metade das vagas para o efetivo local faz parte de um projeto maior, que visa fortalecer em definitivo a fiscalização ambiental nas Regionais da Amazônia Legal e essa parceria com o Instituto Florestal, além de outros órgãos como o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Batalhão Ambiental, tem sido essencial para o sucesso das ações de fiscalização em defesa do meio ambiente”, afirmou o policial rodoviário federal Ronildon , responsável pela organização do evento.

Como uma espécie de prova prática do treinamento, ações de enfrentamento aos crimes ambientais estão realizadas na Região Metropolitana de Belém, em parceria com o IF, até o dia 26 de maio. A ideia é consolidar o conteúdo adquirido e possibilitar que os policiais capacitados ajam como multiplicadores de conhecimento para o efetivo local.

Saiba mais: https://www.prf.gov.br/agencia/policia-rodoviaria-federal-e-instituto-florestal-de-sao-paulo-capacitam-policiais-para-a-fiscalizacao-e-identificacao-de-madeira/

Fotos: Acervo PRF

Mais informações: Pesquisadora científica Sandra Monteiro Borges Florsheim – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2002