24/05/2018

Entre os dias 14 a 20 de maio ocorreu a 16ª Semana de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Ministério da Cultura. O Museu Florestal Octávio Vecchi participou do evento, atendendo um total de 162 visitantes em sua programação ao longo da semana.

A Semana de Museus promove atividades simultâneas em museus de todo país. O tema desta 16ª edição foi “Museus Hiperconectados”.

Um dos objetivos da iniciativa do IBRAM é incentivar o público a frequentar as instituições de cultura. Segundo dados da Pesquisa de Percepção Pública da C&T realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2015, 87,6% das pessoas não haviam visitado museus de ciência nos últimos 12 meses. No Estado de São Paulo esse número cresce para mais de 90%.

Neste contexto, o Museu Florestal Octávio Vecchi integrou as atividades da Semana de Museus no esforço de se aproximar e melhor conectar com a população.

No dia 17 o Museu promoveu uma roda de conversa sobre sua história, abordando temas como o antigo Serviço Florestal, a importância de sua criação e influência até os dias de hoje, além de personagens essenciais nesta jornada, tais como, Alberto Löfgren, o próprio Octávio Vecchi e Edmundo Navarro de Andrade. O diálogo reuniu pesquisadores científicos, técnicos e funcionários da casa e parceiros de fora da instituição, bem como o público geral. Entre os participantes, marcaram presença o pesquisador científico João Batista Baitello, do Instituto Florestal, e Felipe Zanusso, do movimento Conservatio. O objetivo é formar uma rede de colaboradores para trabalhar estratégias que visem aperfeiçoar a conexão do espaço com seus públicos. A ideia é tornar esses encontros mensais.

E no dia 18 houve a implantação de QR Codes pelos principais atrativos do acervo. Agora o visitante, através de um aplicativo para o celular que lê esses códigos, poderá saber mais sobre as peças e obras em questão, integrando conexão e interatividade com cultura e ciência.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Museu Florestal Octávio Vecchi – Tel. (11) 22318555 – Ramal 2053