23/05/2018

Em 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar esta data, o Grupo de Trabalho do Programa de Uso Público do Instituto Florestal (IF) está organizando a #horadafloresta. Trata-se de um evento que acontecerá simultaneamente em diversas áreas protegidas que estão sob a gestão da instituição. Confira abaixo as unidades que já estão programando suas atividades.

  • Caminhada ecológica e roda de conversa na Estação Experimental de Mogi Guaçu:
    A equipe da unidade receberá turmas de escolas do entorno, que farão uma caminhada até a margem do Rio Mogi Guaçu. Serão abordadas questões sobre conservação e a relação da vegetação nativa com a proteção dos recursos hídricos. Também será realizada uma visita de trenzinho até a Estação Ecológica.
  • Passarinhando do Dia do Meio Ambiente na Estação Experimental de Tupi, em Piracicaba:
    Em parceria com Valdir Felipe, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) o evento será realizada a atividade de observação de aves, desenvolvida no âmbito do Projeto “Vem Pro Horto”. O objetivo é promover o birdwatching  na Estação Experimental de Tupi como estratégia de educação ambiental, aproximar a comunidade da unidade e contribuir para que esta se torne cada vez mais um espaço educador sustentável. A atividade será aberta a toda a comunidade, inclusive com ampla divulgação entre os estudantes da Esalq/USP.
  • Plantio de árvores nativas na Floresta de Manduri:
    Com o objetivo de sensibilizar o público em geral sobre a importância do meio ambiente, a equipe promoverá um plantio de árvores nativas em área próxima da cidade onde foi retirada uma floresta plantada de pinus.  A ideia é assegurar a integridade da Floresta de Manduri com o apoio da comunidade e transformar o espaço em um arboreto urbano. O público-alvo do evento inclui estudantes, idosos, programas sociais, ciclistas e moradores do entorno da Unidade de Conservação.
  • Plantio de árvores frutíferas no Parque Estadual Alberto Löfgren e atividade lúdica no Museu Florestal Octávio Vecchi:
    Em parceria com a Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU) da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), será promovido um plantio de mudas de espécies frutíferas na área do Parque. Além disso, será ministrada na parte externa do Museu Florestal Octávio Vecchi uma atividade lúdica: o varal da conservação, que apresenta a história ambiental do estado de São Paulo e permite que os visitantes façam suas inserções sobre os momentos históricos que acharem importantes. Ambas as atividades serão oferecidas tanto para funcionários das instituições quanto para o público em geral. Outra parceria da CPU com o IF que acontece no PEAL é a exposição itinerante “Bicho: quem te viu, quem te vê!”, que trata da questão de perda da biodiversidade de fauna por conta da fragmentação da paisagem.
  • Eco-oficina e expedição no Viveiro Florestal de Taubaté:
    A equipe do Viveiro oferecerá ao público uma oficina de artesanato com materiais reciclados, valorizando a importância do meio ambiente e sua preservação. Também serão realizadas uma visita ao centro de exposições e ao viveiro de mudas, uma demonstração com o simulador de chuvas e uma trilha pela unidade.

Mais informações: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas –  Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2004