17/05/2018

De 18 a 20 de maio, o Instituto Florestal participa do maior evento de observação de aves do Brasil, o Avistar, que acontece no Instituto Butantan, em São Paulo. Além do estande com materiais sobre os principais pontos de observação do Estado em Áreas Protegidas, representantes da instituição farão palestras e atividades durante o evento.

No primeiro dia de evento será realizada a palestra “Uma história da conservação em São Paulo”, onde serão contadas as trajetórias de pioneiros como Alberto Löfgren, Frederico Carlos Hoehne e Octávio Vecchi. A apresentação deste último será ministrada pela responsável pelo Museu Florestal Octávio Vecchi Natália Almeida. Também participam da atividade Erika Hingst-Zaher, do Museu Biológico do Instituto Butantan e Felipe Souza, do movimento Conservatio. A palestra acontece no Centro de Divulgação Científica (CDC) 01 às 15h.

O Museu Florestal e o movimento Conservatio também realizam outra atividade em parceria: a montagem de um grande um varal, no meio do gramado, trazendo uma linha do tempo com a história da conservação do estado de São Paulo. A linha trará alguns dos principais marcos, mas possibilitará que qualquer pessoa presente no evento possa interagir com a obra e inserir outros acontecimentos que julguem importantes e que ainda não estejam no varal. O público será estimulado ainda a contar suas próprias experiências pessoais relacionadas a seu contato inicial com a conservação, como a primeira visita a um parque, ou o plantio de uma muda na escola, etc.

No estande, o Instituto Florestal dividirá espaço com a Secretaria Estadual de Turismo e outras instituições do Sistema Ambiental Paulista: Fundação Florestal, Instituto de Botânica e Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU). Um mapa de São Paulo será apresentado com os principais pontos de observação de aves do Estado, seus municípios e seus respectivos parques com visitação consolidada.

O Instituto Florestal recomenda a observação de aves em 13 áreas sob sua gestão:

  • Estações Experimentais: Buri, Casa Branca, Itapetininga, Itirapina, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Santa Rita do Passa Quatro, Tupi (Piracicaba);
  • Florestas Estaduais: Angatuba, Avaré, Manduri, Paranapanema, Pirajú.

Os visitantes poderão pegar no estande um folder com a lista das unidades e um belo poster com aves do Parque Estadual Alberto Löfgren, que tem a gestão compartilhada do IF com a CPU e também é local recomendado para o birdwatching.

Serviço:

Confira a programação completa: http://www.avistarbrasil.com.br/av18/

Instituto Butantan
Av. Vital Brasil, 1500 Butantã São Paulo SP
Telefone: 11 2627-9300

Observação de aves