http://iflorestal.sp.gov.br

16/05/18 09:00

IF publica livro sobre a complexidade da questão fundiária nas UCs do Estado de SP

Lançamento acontece durante as comemorações de 60 anos do PETAR, unidade da qual o autor foi gestor na década de 1980

“Hoje é um dia muito especial para o Instituto Florestal com o lançamento do livro “A complexidade da questão fundiária nos parques e estações ecológicas do estado de São Paulo: origens e efeitos da indisciplina da documentação e do registro imobiliário”, de autoria do saudoso colega Joaquim de Britto Costa Neto.

O lançamento desta importante obra no dia de hoje não foi por acaso, e sim em comemoração ao aniversário de 60 anos de uma das unidades mais importantes do Estado de São Paulo, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR, que foi administrado pelo Instituto Florestal até a implementação do Sistema Estadual de Florestas (SIEFLOR I), em 2006.

Esta unidade, da qual Joaquim foi gestor no final dos anos 1980, guarda um reduto impressionantemente belo da Mata Atlântica, além de ambientes cársticos de beleza inigualável. Contudo, tem seus problemas fundiários, como o autor trouxe a luz de forma brilhante nesta obra.

Trata-se de um legado importante para o conhecimento da questão fundiária no Estado de São Paulo e que reflete também no País.

Boa leitura a todos!”

Luis Alberto Bucci