10/05/2018

O Instituto Florestal (IF) realizou a 6º edição do Encontro de Tecnologia em Silvicultura no dia 8 de maio. O evento ocorre todos os anos nas dependências da sede da instituição, no Parque Estadual Alberto Löfgren, na capital paulista, e recebe alunos do curso de Tecnologia e Silvicultura da FATEC de Capão Bonito.

Logo pela manhã os alunos foram recebidos por Luis Alberto Bucci, diretor geral do IF, que realizou a palestra de abertura apresentando a instituição. Logo depois visitaram o Museu Florestal Octávio Vecchi, que fica no interior do Parque, também conhecido como Horto Florestal. Seguiram para o Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira, sob gestão da Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente parceiro do Instituto.

No período da tarde, os estudantes passaram pelos setores de Sementes, onde aprenderam algumas técnicas de germinação, a seção de Inventário Florestal e o laboratório de Anatomia, Identificação e Qualidade da Madeira, onde está localizada a xiloteca (coleção de amostras de madeira) da instituição.

Eventos como este são promovidos pelo IF, e dão a possibilidade ao aluno expandir o conhecimento aprendido na sala de aula e vislumbrar as possibilidades de atuação dentro de sua futura profissão. É também uma ótima oportunidade da instituição compartilhar sua expertise e motivar os universitários, contribuindo para a formação.

O Encontro é coordenado pelo professor Winter Éric de Oliveira, em conjunto com o pesquisador científico do IF Israel Luiz de Lima. Conta com o apoio dos pesquisadores Antonio da Silva, Ciro Koiti Matsukuma e Sandra Monteiro Borges Florsheim, além da equipe do Museu Florestal.

Fotos: Amanda Nunes

Mais informações:
Pesquisador científico Israel Luiz de Lima / Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2150