04/05/2018

De 23 a 26 de abril, a Prefeitura de Ilhabela e o Instituto Florestal (IF) realizaram em parceria a primeira fase de um curso de formação oferecido aos viveiristas do município. As aulas foram ministradas pelo pesquisador científico do IF Osny Tadeu de Aguiar e aconteceram no Viveiro Municipal Aroeira. Participaram cerca de 20 alunos.

Aos participantes do curso foram passadas noções sobre herbários e sua importância para os viveiros, coleta de material botânico e montagem de exsicatas. Também foram realizadas aulas de identificação botânica, nas quais foi ensinado como e por onde começar. As atividades de campo aconteceram tanto no meio da floresta (em fragmento próximo ao viveiro) quanto em praças, ruas e avenidas. Os alunos também participaram de exercícios para a identificação de exemplares arbóreos com a fitossanidade comprometida, contribuindo com o município no sentido de apontar exemplares que necessitem ser podados ou suprimidos.

Estão previstas mais duas fases para o curso. Em ambas, as aulas serão conduzidas pelo botânico do IF. Em breve, serão disponibilizadas informações sobre a 2ª fase e os interessados poderão entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela.

Saiba mais: http://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/curso-para-viveiristas-e-realizado-em-ilhabela/

Foto: Prefeitura de Ilhabela

Mais informações: Osny Tadeu de Aguiar – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2078