03/05/2018

Maria dos Anjos durante a Campanha do Agasalho de 2016

Iniciada em 23 de março último em todo o Sistema Ambiental Paulista, a Campanha do Agasalho 2018 já obteve um recorde para a Secretaria do Meio Ambiente (SMA), que foi a primeira a entregar as doações para o Fundo Assistencial de Solidariedade do Estado de São Paulo, responsável pela mobilização e arrecadação de peças de roupas para serem encaminhadas a instituições de caridade e às pessoas necessitadas.

Já no dia 9 de abril, pouco mais de duas semanas do início da campanha, foram entregues 1.042 peças reunidas pelo Instituto Florestal (IF). Na semana seguinte, foram encaminhadas ao depósito mais 438 peças arrecadadas pela Coordenadoria dos Parques Urbanos e 717 entregues pela Coordenadoria de Educação Ambiental. No dia 24, a equipe recolheu mais 528 peças no IF, que agora serão acrescentadas às doações recolhidas pela SMA. Assim, até o momento já foram entregues 2.725 peças pelo Sistema Ambiental Paulista, mais da metade arrecadada pelo Instituto.

O trabalho é organizado totalmente por voluntários, que fazem o contato dentro do seu departamento, com amigos, em escolas, comércio, condomínios, etc. Maria dos Anjos Pacífico Viana de Souza, que coordena arrecadação no Instituto Florestal, já vem atuando em ações deste tipo há anos. Em 2016 foram arrecadadas 1.744 peças na instituição, mas no ano passado o número de doações foi baixo, segundo a servidora. A arrecadação obtida em 2017 em todo o Sistema Ambiental registrou cinco mil peças. Ainda sim, somente neste ano, Maria dos Anjos já está orgulhosa de ter já ter consigo entregar 1.570 itens e possui uma meta pessoal de atingir pelo menos 3.000 até o final da Campanha.

Para o encerramento da Campanha, em agosto, será fornecido um certificado de participação para os voluntários e organizadores e um encontro com a presença do secretário Maurício Brusadin.

Saiba mais: http://www.ambiente.sp.gov.br/campanha-do-agasalho-comeca-batendo-recorde-na-sma/