27/04/2018

A exposição itinerante “Bicho: quem te viu, quem te vê!” teve a abertura oficial de sua exibição no Palácio do Horto nesta sexta-feira, 27 de abril. A mostra está recebendo o público desde o dia 21 no Parque Estadual Alberto Löfgreen (PEAL), também conhecido como Horto Florestal, na zona norte da capital paulista. Nesta semana de “pré-estreia”, já foi atendido um público de cerca de 500 pessoas.

A solenidade de abertura teve início com as falas do diretor do Parque Paulo Fernando da Silva, da responsável pelo Museu Florestal Octávio Vecchi Natália Almeida e do diretor geral do Instituto Florestal (IF) Luis Alberto Bucci. Em seguida, o servidor do IF Artur Cezar Santinelo, que também é músico e compositor, apresentou uma canção produzida especialmente para a ocasião.

A exposição causa grande impacto visual e sensibiliza os visitantes com seus animais taxidermizados. Ao todo são 12 animais, entre lobo-guará, tamanduá, onça-parda, entre outros, muitos deles ameaçados de extinção. Esses animais são originários do Setor de Biologia e Educação Ambiental da UFSCar, responsável pela preservação do acervo de animais da fauna brasileira. A instituição recebe animais silvestres mortos por atropelamentos em sua região, encaminhados pelas concessionárias das rodovias e órgãos ambientais (Polícia Militar Ambiental e gestores das Unidades de Conservação).

A mostra é interativa e o público pode ouvir sons de animais e da mata, tocar animais silvestres da região de Mata Atlântica e Cerrado, assistir documentários de experiências das ameaças sofridas pelos animais, jogar com peças de quebra-cabeça que mostram unidades de conservação antes e depois do desmatamento e ainda obter informações específicas sobre as ameaças que animais vivenciam devido às ações em áreas de seu habitat.

“Bicho: quem te viu, quem te vê!” já passou pela ExpoForest 2018, realizada recentemente em Santa Rita do Passa Quatro, e fica no Horto até 10 de junho, no antigo  Palácio de Verão do Governador, de terça a domingo, sempre das 9 às 12 horas e das 14 às 16h30.

Parcerias que deram resultado
Inaugurada em março de 2015, no Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), em São Carlos, a exposição possui caráter itinerante e já passou por dezenas de cidades do estado. Na sua última passagem pelo Horto, a exposição ficou cerca de três meses em exibição no Museu Florestal Octávio Vecchi e recebeu um público de mais de 6.000 pessoas. De acordo com os dados do CDCC/USP, entre 2015 e 2017 a exposição recebeu mais de 60 mil visitantes entre a capital e cidades do interior como São Carlos, Santa Rita do Passa Quatro, Itirapina, Porto Ferreira e Luiz Antonio.

O retorno da exposição à capital é resultado de um esforço coletivo das equipes do Museu Florestal Octávio Vecchi, Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Estação Experimental de Itirapina (área protegida do Instituto Florestal).

A mostra faz parte do protejo “Exposição itinerante como estratégia para a conservação da fauna silvestre na região central do Estado de São Paulo” e foi concebida pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP) em parceria com o Instituto Florestal, Fundação Florestal e Laboratório de Educação Ambiental do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos. Recebeu financiamento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Fotos: Acervo IF

 

Serviço

Data: De 27/04/2018 a 10/06/2018

Horário: De terça a domingo, das 9h às 17h

Local: Palácio do Horto (antigo Palácio de Verão do Governador) – Parque Estadual Alberto Löfgren, Rua do Horto 931- São Paulo/SP

Agendamentos:
Tel. (11) 2231-3117 e (11) 2231-9826
E-mail: pehortoflorestal@sp.gov.br