20/04/2018

No dia 17 de abril, técnicos do Instituto Florestal ministraram palestra sobre a Operação Corta-Fogo na 6ª Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE). O evento foi realizado na Faculdade Franco Montoro – Campus Cachoeira, no município de Mogi Guaçu.

As OPOEs são promovidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Casa Militar do Governo de São Paulo e envolve diversas instituições, como a a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros.

O formato da Oficina oferece conteúdo teórico e atividade prática. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) conta com uma fala de 30 minutos na programação das oficinas. A proposta é que representantes do IF e Fundação Florestal façam as apresentações para trazer à tona a importância das unidades de conservação para as regiões onde estão inseridas, além de abordar a problemática do fogo como vetor de pressão e fortalecer parcerias com municípios e demais participantes.

O Instituto Florestal foi representado na 6ª OPOE por Marcos Espretoza, Samuel de Lima e José Carlos de Lima, lotados nas estações experimental e ecológica de Mogi Guaçu, áreas protegidas gerenciadas pela instituição. Os técnicos do IF informaram quais as áreas protegidas existem na região e sua importância ambiental, trabalharam a problemática de incêndios nessas unidades e mostraram como é feita a prevenção e combate ao fogo. Indicaram ainda como os municípios podem aderir à Operação Corta-Fogo.

Até o final de maio, terão sido realizadas no total 15 oficinas por diversas regiões do estado. Técnicos do Instituto irão ministrar palestra nos municípios de Bauru, Assis, São José do Rio Preto e Pederneiras.

Operação Corta-Fogo
O Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, conhecido como Operação Corta Fogo, é desenvolvido com o objetivo de prevenir, controlar, monitorar e combater a ocorrência de incêndios florestais no estado de São Paulo. É coordenado pela SMA por meio da Coordenadoria de Fiscalização, que articula diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria da Defesa Civil da Casa Militar, a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).

Fotos: Acervo Estação Experimental de Mogi-Guaçu

Mais informações: Marcos Espretoza – Tel. (19) 3841-1056 / 3841-1057