19/04/2018

No dia 14 de abril, foi realizado no Viveiro Florestal de Taubaté o 3º módulo do Curso de Gestão e Educação Ambiental.

O curso é uma iniciativa voluntária da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização social do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS). Tem duração de dez meses e cada módulo é realizado em locais diferentes da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.Em cada módulo é ensinado algum aspecto da educação e/ou gestão ambiental, com experiências práticas, visitas de campo e palestras. Todos os palestrantes e organizadores são voluntários.

A engenheira florestal do Instituto Florestal (IF) Alcinéa Guimarães de Castro realizou uma oficina para debater educação ambiental e apresentar as atividades desenvolvidas pela equipe do Viveiro Florestal de Taubaté junto às comunidades do entorno. Os alunos foram conduzidos aos espaços educativos da unidade, como o centro de exposições, o viveiro de mudas e o Espaço Ecoarte. Ao final, os alunos percorreram a trilha interpretativa “Ribeirão das Antas”, na qual foram abordados os temas: recursos hídricos, assoreamento, erosão, fauna, flora e mata ciliar.

As atividades contaram com a presença de cerca de 40 alunos, entre eles estudantes de engenharia ambiental das instituições de ensino superior da região, bem como profissionais de instituições públicas e privadas de diversas áreas de conhecimento.

O Curso de Gestão e Educação Ambiental já está em sua 14ª edição e o Viveiro é parceiro desde a primeira.

Fotos: Alcinéa Guimarães de Castro

Mais informações: Alcinéa Guimarães de Castro – Tel.:(12) 3626-1114 / 3626-1396