http://iflorestal.sp.gov.br

07/04/18 15:21

Meio Ambiente e Agricultura assinam protocolo Etanol Mais Verde

Na ocasião foi lançado o Zoneamento Ambiental do estado de São Paulo, que vai orientar a silvicultura de espécies florestais de eucalipto, pinus, seringueira e araucária

No dia 06 de abril as secretarias estaduais do Meio Ambiente (SMA) e da Agricultura e Abastecimento (SAA) assinaram a resolução das diretivas técnicas do Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde. Na ocasião, foi realizado o lançamento do zoneamento florestal do estado de São Paulo, uma importante ferramenta de auxílio para o setor florestal e para a elaboração de políticas públicas. O evento aconteceu na sede da SMA, na capital paulista.

Entre as dez diretivas técnicas que integram o protocolo, destacam-se a da restauração das matas ciliares dos imóveis rurais próprios das usinas e dos fornecedores signatários no âmbito do Programa Nascentes. A iniciativa transforma o setor sucroenergético em colaborador do maior projeto de restauração ambiental de São Paulo, contribuindo para a preservação ambiental, a proteção da biodiversidade (incluindo polinizadores) e o abastecimento de água urbano e rural. Até o ano de 2022, as usinas deverão ter iniciado o processo de restauração de suas áreas ciliares próprias, enquanto os fornecedores de cana deverão ter iniciado esse processo até 2025.

O Protocolo Agroambiental do setor sucroenergético surgiu em 2007, como uma parceria inédita com a SMA a SAA com o objetivo de criar mecanismos para estimular e consolidar o desenvolvimento sustentável da produção da indústria da cana no estado. Em 2017, para direcionar as ações para a superação desses desafios e restaurar as matas ciliares, foi definido o Protocolo Etanol Mais Verde.

Zoneamento
O Zoneamento Florestal do Estado de São Paulo, também lançado no evento, vai orientar a silvicultura referente às espécies florestais de eucalipto, pinus, seringueira e araucária. Nele estão delimitadas as regiões de acordo com o grau de aptidão, clima e tipo de solo, para assim, garantir uma maior produtividade dessas espécies.

Zoneamento Agroambiental para o Setor Florestal – Zoneamento Edafoclimático : orientações técnicas e viabilidade de cultivo foi publicado no Boletim Técnico IAC 218.

 

Saiba mais: http://www.ambiente.sp.gov.br/protocolo-agroambiental-entra-em-nova-fase-etanol-mais-verde/