16/03/2018

Nos dias 6, 7 e 8 de março foi realizado na Estação Ecológica de Angatuba curso de Educação Ambiental para os professores do município. A capacitação teve a finalidade preparar os educadores para a utilização dos materiais didáticos produzidos pela Unidade de Conservação (UC), bem como usufruir dos espaços educativos, como o Centro de Educação Ambiental e a Trilha das Maçarandubas. O evento teve a participação de 50 profissionais.

O Programa de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Angatuba tem como proposta aliar a pesquisa desenvolvida à educação ambiental,  de forma a  possibilitar a divulgação da UC e sua biodiversidade de modo acessível a todos. O curso foi realizado por meio de palestras com pesquisadores convidados das áreas específicas que são abordadas no material didático do Programa.

A bióloga do Instituto Florestal (IF) Bárbara Heliodora Soares do Prado iniciou os trabalhos apresentando a Estação Ecológica de Angatuba. Logo após, o pesquisador científico do IF Marcio Rossi ministrou palestra sobre solos, seguido da mestranda da UFSCar Sorocaba Thais Pansani, que falou sobre geologia e paleontologia. A bióloga Laís Petri versou sobre a vegetação da UC e, ao final, Francini de Oliveira Garcia, mestranda pela UFSCar e pela Fundação Zoológico São Paulo, apresentou fala sobre fauna. Também foram abordados princípios de Primeiros Socorros para atendimento em áreas naturais.

O curso contou ainda com a realização de atividades práticas na Trilha das Maçarandubas e para o uso dos recursos disponíveis no Centro de Educação Ambiental.

Ao final do curso formam distribuídos materiais didáticos, como cartilhas e DVDs, bem como o Resumo Executivo do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Angatuba, para serem utilizados pelos professores do município no ano letivo de 2018.

O evento teve a participação de profissionais da educação do município de Angatuba da rede municipal e estadual de ensino, monitores e profissionais de projetos sociais. O curso faz parte do Plano de Trabalho referente ao Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) celebrado entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado e empresa da região.

Fotos: Acervo Estação Ecológica de Angatuba

Mais informações: Bárbara Heliodora Soares do Prado – Tel. (15) 3271-3866