02/03/2018

No dia 1º de março, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu exposição com fotografias das estações Ecológica e Experimental de Itirapina.

A mostra reúne imagens feitas por estudantes e docentes do curso de Gestão e Análise Ambiental da Universidade, mostrando as peculiaridades de ambientes de Cerrado. O evento é resultado do projeto de extensão “Os frutos da estação: divulgação de flora, fauna, ambiente do Cerrado da Estação Ecológica e da Estação Experimental de Itirapina”, que teve como principal objetivo divulgar essas áreas protegidas. O registros fotográficos foram obtidos de 2015 a 2017. As atividades do projeto foram realizadas em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e com gestores das estações.

As unidades, sob gestão do Instituto Florestal, conservam áreas protegidas significativas de Cerrado, com predomínio de ambientes campestres e savânicos. Hoje, o Cerrado abriga mais de 10 mil espécies de plantas e grande diversidade de outros organismos. Próxima a São Carlos, a Estação Ecológica de Itirapina preserva áreas de Cerrado ricas em frutas e flores, além de espécies da fauna aquática e terrestre, algumas das quais estão ameaçadas de extinção.

A mostra é gratuita, aberta a todas as pessoas interessadas, e pode ser visitada até o dia 31 de março, no piso 2 da BCo, área Norte do Campus São Carlos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas com o Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo pelo e-mail acaocultural.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8275.

Foto: Júnior César – DeAC/BCo

Saiba mais: http://www.saocarlosagora.com.br/entretenimento/noticia/2018/03/01/98770/ufscar-abre-exposicao-sobre-o-cerrado-nas-estacoes-ecologica-e-experimental-de-itirapina/