07/02/2018

O Instituto Florestal (IF) participou pela primeira vez do Ambiente Móvel, evento que leva a estrutura da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) para os diversos cantos do Estado de São Paulo. O objetivo do encontro é atender, discutir, encaminhar e sanar pendências ambientais da região visitada. O evento aconteceu em 31 de janeiro no auditório do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente/SP, e teve a presença de cerca de 500 participantes.

Diversas salas do Centro Cultural se transformaram em extensão da SMA, onde foram realizados palestras, oficinas e workshops, com temas como guarda responsável de animais, prevenção de leishmaniose, crimes e infrações ambientais e recuperação de áreas degradadas. Os trabalhos foram conduzidos por representantes das diversas áreas que integram o Sistema Ambiental Paulista. O IF marcou presença com os pesquisadores científicos Ciro Koiti Matsukuma, Kátia Mazzei Marli Maria Cardoso, Miguel Luis Menezes Freitas e Osmar Vilas Bôas, que representaram as mais variadas áreas de pesquisa e de atuação da instituição.

O secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, corroborou sentimento geral dos participantes, dizendo que “é muito importante a Secretaria sair de São Paulo, ouvir e ser ouvida pelos nossos dirigentes”. Em sua fala, tratou de dois temas muito caros em sua gestão: as mudanças climáticas e a criação dos consórcios para a solução dos resíduos sólidos. As regiões de Presidente Prudente e Marília estão prestes a bater o martelo na criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos. A assinatura será no dia 6 de fevereiro.

O evento foi crido em 2017. Inicialmente era exclusivamente para prefeitos e interlocutores integrados ao Programa Município VerdeAzul (PMVA). Agora toda sociedade é convidada a participar.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Saiba mais: http://www.ambiente.sp.gov.br/plateia-lotada-no-ambiente-movel-em-presidente-prudente/