http://iflorestal.sp.gov.br

01/02/18 16:05

Curso de Paleontologia alia pesquisa científica e educação ambiental em Angatuba

De 04 a 07 de janeiro, a Estação Ecológica de Angatuba realizou o Curso de Educação Ambiental e Patrimonial na área de influência da Estação Ecológica de Angatuba, SP: Implicações para uma alfabetização paleontológica.

Tendo como tema os fósseis da região, o curso visou à difusão e à popularização do conhecimento científico, aliando a pesquisa à educação ambiental. O evento possibilitou ainda a divulgação do Centro de Educação Ambiental na Estação Ecológica de Angatuba e dos fósseis encontrados na região, promovendo um estreitamento no relacionamento da unidade com a comunidade e com o patrimônio ambiental e cultural.

Um dos objetivos do curso foi desenvolver a “Ciência Cidadã”, que consiste na contribuição dos leigos para o aumento do conhecimento científico. Neste caso, sobre os fósseis da região. Foram observados rochas e fósseis fósseis de mesossauro, preguiça-gigante, estromatólitos, cloudina e corumbella.

Durante as atividades, também foi realizado debate sobre o tempo geológico da Terra e sobre as grandes extinções que ocorreram nas eras geológicas.

As palestras foram ministradas pela professora de Paleontologia da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba Dra. Mirian Liza Alves Forancelli Pacheco e pela mestranda Thais Pansani.

O curso teve a participação de 23 pessoas, atendendo a diversos atores dos municípios de Angatuba e Guareí, como professores, estudantes do ensino superior de diversas instituições, participantes da ONG Eco Road e interessados em geral.

Fotos: Acervo Estação Ecológica de Angatuba

Mais informações: Bárbara Heliodora Soares do Prado – Tel. (15) 3271-3866