13/12/17 12:44

Oficina sobre zoneamento tem grande participação de produtores rurais em Avaré/SP

No dia 05 de novembro, aconteceu mais uma reunião do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Avaré. Na ocasião, foi realizada oficina de Zoneamento do Plano de Manejo. O evento ocorreu no salão paroquial da Capela Senhor Bom Jesus, no Bairro Andrade e Silva, contíguo à unidade.

Paulo Henrique dos Santos, suplente da presidência do conselhos consultivo da unidade, realizou a abertura do evento. Gil Scatena e Aline Queiroz, das coordenadorias de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA), fizeram considerações sobre a oficina anterior: diagnóstico. Rodrigo Machado e Simone Amaral, das coordenadorias de Fiscalização e educação ambiental falaram sobre a disponibilização deste material. Em seguida, o pesquisador científico do Instituto Florestal (IF) Roque Cielo Filho realizou apresentação sobre zoneamento, tratando da concepção, dos objetivos, dos critérios e das atividades permitidas.

Logo após, foram montados grupos de trabalho para discutir o zoneamento da unidade de forma participativa. O corpo-técnico do IF acompanhou o processo, orientando e esclarecendo dúvidas dos participantes.

Mais de 50 pessoas estiveram presentes. Além dos conselheiros e suplentes, que tiveram representação total, a reunião teve significativa participação dos produtores rurais do entorno. Os funcionários da Floresta Estadual de Avaré José Carlos dos santos (o Jota) e Antonio Sérgio Felipe rodaram 180 km para divulgar a reunião para os produtores. Nelson Aparecido de Souza, suplente no conselho e responsável pelas instalações do salão paroquial, foi imprescindível para a realização desta reunião em parceria com o Instituto Florestal. Vale ainda destacar a importante participação de sindicatos, conselhos municipais, secretários, vereadores, patrulha rural da Polícia Militar e empresários, que marcaram expressiva representatividade da sociedade no processo de construção participativa desse documento de gestão de um espaço que tem como objetivo a conservação integral dos recursos naturais.

“A melhor parte da existência dos conselhos consultivos nas unidades de conservação é mediar às questões de gestão dos recursos que compõem o ambiente da unidade junto à sociedade através de seus atores”, afirma Paulo Henrique dos Santos.

A próxima reunião será realizada em 19 de dezembro no mesmo local e tratará dos programas integrantes do Plano de Manejo, bem como suas ações e prospecções.

Fotos: Acervo Seção de Floresta de Avaré

Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Floresta Estadual de Avaré – Tel. (14) 3732-0290