http://iflorestal.sp.gov.br

24/11/17 09:00

Pesquisador do IF fala sobre resinagem em reportagem da TV TEM

O estado de São Paulo é o maior produtor de resina de pinus do país, sendo responsável por mais de 60% da produção nacional. A Estação Experimental de Itapetininga, área protegida do IF, atua na pesquisa com espécies exóticas e é uma das maiores áreas de exploração do sudeste paulistas

O pesquisador científico do Instituto Florestal (IF) Orlando Freire foi entrevistado em reportagem sobre resinagem do programa Nosso Campo da TV TEM (afiliada da Rede Globo), exibida no dia 19 de novembro.

O título da matéria foi “São Paulo é quem mais produz resina de pinus no Brasil.” E o Instituto Florestal foi imprescindível na construção deste cenário. A região de Itapetininga é uma das principais produtoras de resina do Brasil. A Estação Experimental de Itapetininga, área protegida do IF, atua na pesquisa com espécies exóticas e é uma das maiores áreas de exploração do sudeste paulistas. Possui 800 hectares destinados à exploração da atividade. A resinagem é o nicho mais rentável do mercado de pinus.

O estado de São Paulo é o maior produtor de resina de pinus do país, sendo responsável por mais de 60% da produção nacional, segundo a Associação dos Resinadores do Brasil. A safra 2016/2017 foi de mais de 104 mil toneladas.

O vídeo da reportagem pode ser assistido no link: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/sao-paulo-e-quem-mais-produz-resina-de-pinus-no-brasil.ghtml

Foto: Reprodução/ TV TEM