23/11/2017

No dia 10 de novembro, o Instituto Florestal (IF) realizou a cerimônia de posse dos membros do Conselho Consultivo da Floresta Estadual de Pederneiras. O evento aconteceu na Estação Experimental de Bauru. O evento contou com a presença de 20 participantes.

A mesa de abertura do evento foi composta pelas pesquisadoras científicas do IF Elaine Aparecida Rodrigues e Maria Tereza Zugliani Toniato.

Maria Teresa apresentou a unidade aos participantes. A área protegida foi criada em 1958 (decreto nº 34.085)  como estação experimental, tendo inicialmente 968 hectares e ampliada por outros decretos até 1962. Em 2002, o decreto nº 47.099 transformou a unidade em floresta estadual com o respaldo na lei 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Atualmente a unidade tem uma área de 1.975 hectares.

O engenheiro agrônomo e doutor em ecologia e recursos naturais Jozrael Henrique Resende já participou do Conselho Consultivo a Área de Proteção Ambiental (APA) de Corumbataí e demonstra bastante entusiasmo para os trabalhos do novo conselho. “Foi uma experiência muito boa de gestão participativa. Com a Floresta de Pederneiras a expectativa é maior ainda, porque trata-se de uma unidade de conservação de uso sustentável, porém de domínio público, onde se tem mais controle sobre as ações quando comparada a uma APA, por exemplo”, explica o pesquisador que é docente na Faculdade de Tecnologia de Jahu e especialista em recursos hídricos.

“Vejo ainda a possibilidade de estudar e desenvolver neste espaço um conceito que vem sendo muito falado: o de florestas multifuncionais. Como aliar a produção e conservação”, conclui Resende, suplente no Conselho pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Tieté-Jacaré.

Conselheiros empossados:

Intituto Florestal
José Arimatéia Rabelo Machado e Maria Teresa Zugliani Toniato

CATI
Woney Fernando Pereira Filho e Romão Berbel Junior

Polícia Militar Ambiental
Nilson Cesar Pereira e Cléber Rodrigues Ventrone

Prefeitura Municipal de Pederneiras
Paulo Sérgio Lucas e Paula Vaness Reghine China

ONGs ambientalistas
Instituto Pro-Terra
Guilherme Marson Moya e Marco Aurélio Munhoz

Aciflora – Associação de Recuperação Florestal e Ecológica da Regiao de Bauru
Mércia Maria de Almeida e Isaura Aparecida Toloy

Pesquisa/ensino
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação / UNESP
Tomas Queiroz Ferreira Barata e Kelly Cristina Magalhães Farias

Comitê de Bacia Hidrográfica Tiete-Jacaré
Marina Carboni e Jozrael Henriques Rezende

Trabalhador/setor privado (Sindicato Rural de Pederneiras)
Roberto Belluzzo Maia e José Augusto Stabile


Fotos:
Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Tel. (14) 3292-4000