21/11/2017

No dia 18 de novembro, foi realizado o plantio de 200 mudas de árvores nativas na Estação Experimental de Tupi, unidade gerenciada pelo Instituto Florestal (IF) em Piracicaba/SP. O evento foi fruto de parceria com a Prefeitura e o Tiro de Guerra do município.

O 1º Plantio do Programa “Missão Verde Oliva” aconteceu em comemoração à formatura dos atiradores do Tiro de Guerra.

O pesquisador científico do IF Edgar Fernando de Luca deu boas-vindas a todos, apresentou um breve histórico da unidade e ressaltou a importância do evento no processo de formalização da gestão compartilhada da unidade: a área de pesquisa, conservação e manejo florestal administrada pelo Instituto e a de uso público pela Prefeitura de Piracicaba. Falou ainda das ações de educação ambiental desenvolvidas de forma integrada por essas duas instituições.

José Otávio Machado Menten, Secretário Municipal de Meio Ambiente, enfatizou que o evento é o primeiro de uma parceria com o Tiro de Guerra para o plantio de mudas a cada formatura. “Quando vierem visitar o Horto com suas famílias, poderão acompanhar o desenvolvimento dessas mudas”, complementou.
O chefe de instrução do Tiro de Guerra de Piracicaba, subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira, agradeceu a parceria e afirmou que a turma de atiradores escolheu o nome “Ipê-Amarelo” para simbolizá-la.

Denise Zanchetta, chefe da Seção de Tupi, destacou a relevância da parceria entre as instituições e do evento. Também ressaltou os benefícios para a conservação da biodiversidade do processo de retirada dos pinus e eucaliptos (espécies exóticas) e plantio de espécies nativas, que está ocorrendo na unidade. “Parcerias com entidades e Prefeituras tem sido uma prática incentivada pelo Governo do Estado para aumentar a efetividade da gestão das áreas protegidas e propiciar maior retorno à sociedade”, concluiu a pesquisadora.

O evento contou ainda com a presença do Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que também destacou a importância da parceria entre o governo municipal e estadual e da Estação Experimental de Tupi para o município. Afirmou ainda que o plantio anual em comemoração à formatura do Tiro de Guerra passará a fazer parte do calendário do municipal, assim como ocorre com o Programa “Plante Vida”, no qual é plantada uma muda de árvore para cada criança nascida em Piracicaba.

Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi

Mais informações: Estação Experimental de Tupi – Tel. (19) 3438-7116 / 3438-7200