17/11/2017

No dia 10 de novembro, foi realizado o lançamento das das versões impressas e eletrônicas do livro “Microbacias hidrográficas: estudos e pesquisas apresentados no 5º Simpósio Internacional “Biomas Brasileiros: conservação da biodiversidade, solo, floresta e água”. O livro foi organizado pelo professor Valdemir Antonio Rodrigues, da Unesp – Botucatu. O evento aconteceu na Biblioteca Professor Paulo de Carvalho Mattos, na Fazenda Experimental Lageado.

O diretor geral do Instituto Florestal (IF) Luis Alberto Bucci, além de ter coordenado a publicação, contribui com artigos junto a outros pesquisadores e técnicos do IF.

A solenidade de lançamento, realizada como parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, teve as presenças do professor Carlos Frederico Wilcken, Luís Alberto Bucci, e Marcio Piedade, secretário do Verde do município de Botucatu. Na ocasião, foi realizado também o lançamento do livro “Estudos sobre microbacias: fábricas de águas”.

Wilcken fez uso da palavra para destacar a importância do lançamento dos livros. “O professor Valdemir vem atuando nessa área de manejo de bacias hidrográficas há bastante tempo e para nós é uma satisfação ver lançados esses livros com os resultados de pesquisas que foram feitas aqui ou apresentadas em eventos realizados na nossa unidade. Sabemos que é uma área muito importante nos dias de hoje. Parabenizamos a equipe envolvida e os parceiros, como a Prefeitura e o Instituto Florestal, que sempre apoiam as iniciativas nessa área”.

“Essas publicações resultam da soma de esforços dos parceiros. Celebramos o esforço do professor Valdemir, da Unesp, do Instituto Florestal, da Prefeitura. A soma dessas instituições nos dá força para idealizar e executar esses projetos. O que temos nesses livros é conhecimento consistente, vivido por pesquisadores de campo, com muita seriedade”, exaltou Bucci.

O secretário do Verde de Botucatu também parabenizou os envolvidos no projeto. “É muito bom estar aqui e ver as coisas acontecerem. Quando se consegue articular alunos, parceiros e instituições as ideias se concretizam. O professor Valdemir soube fazer isso com muita competência e está deixando hoje conhecimento teórico e prático à disposição de quem se interessar”, concluiu Piedade.

Ainda durante a solenidade de lançamento, alunos envolvidos com o Projeto Trilha, iniciativa de extensão universitária voltada para a educação ambiental, coordenada pelo professor Valdemir, recitaram um poema e leram o prefácio escrito por Dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu, para um dos livros lançados.

Acesse aqui o e-book: “Microbacias hidrográficas: estudos e pesquisas apresentados no 5º Simpósio Internacional “Biomas Brasileiros: conservação da biodiversidade, solo, floresta e água”

Fotos: Acervo Unesp Botucatu

Fonte: http://www.fca.unesp.br/#!/noticia/1557/lancados-livros-sobre-microbacias-hidrograficas/