27/10/2017

De 5 a 7 de outubro, foi realizada no Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) atividade educativa com 177 alunos da região. O evento foi organizado em conjunto com o Colégio Novo Millenium com o objetivo de despertar nas crianças a importância da área protegida existente no município de Teodoro Sampaio/SP. A ação faz parte de projeto de pesquisa científica iniciado em 2014 por pesquisadores do Instituto Florestal (IF) para de avaliar a eficácia da ações de educação ambiental desenvolvidas no Parque.

O projeto pesquisa “Avaliação e Monitoramento da Interpretação e Educação Ambiental, no Programa de Uso Público do Parque Estadual do Morro do Diabo” é coordenado pelos pesquisadores científicos do IF Andréa Pires Soares e Helder Henrique de Faria e pela pesquisadora associada Rafaela da Silva Aguillar, que foi monitora na unidade entre 2009 e 2013.

Entre 2005 e 2012 os pesquisadores foram responsáveis pela criação do Programa de Uso Público no PEMD, o que motivou o desenvolvimento de estudo paraavaliar e monitorar as ações previstas no plano. O intuito era saber como essas ações estariam sendo conduzidas e se estavam atingindo resultados efetivos na comunidade.

“A metodologia é baseada em pesquisa-ação. O projeto foi dividido em etapas que se consolidam na medida em que o tempo avança, na maturidade do estabelecimento das ações e reações. Cada etapa é dependente da outra para se concretizar”, explica Andréa.

A atividade foi realizada com os alunos de 3 a 12 anos com o objetivo de trabalhar a percepção ambiental das crianças, além de propor atividades a serem desenvolvidas no próprio conteúdo programático anual da escola. Teve ainda o objetivo de identificar aspectos comuns por faixa etária de forma a contribuir com a formação de novos parâmetros e indicadores para avaliar a percepção ambiental no PEMD.

As práticas foram variadas e com linguagem diferenciada por faixa etária. As professoras do Colégio foram fundamentais para o envolvimento das crianças. Os grupos de alunos foram divididos nos 3 dias consecutivos de atividades. O intuito era criar expectativa nas turmas subsequentes. As primeiras turmas chegaram no dia seguinte contando as vivencias e percepções para a turma iria no dia seguinte. Tudo isso pensado para despertar o interesse no PEMD.

Os menores foram incentivados a serem os Detetives Aventureiros da Floresta e os resultados surgiram imediatamente através de histórias que eles mesmos fizeram questão de contar. Também foi realizada a montagem de um terrário, doado à escola para que seja utilizado nas aulas de ciências. No último dia, a atividade foi realizada em uma trilha mais longa e com dinâmicas no próprio Museu Natural da unidade.

“Desde 2005 trabalhamos esses conceitos de conservação, vivencias na natureza e as demandas para o PEMD, com ampla divulgação de informações ambientais através de folders, cartilhas, exposições itinerantes, implantação de novas trilhas, com interpretação baseada nos conteúdos variados, com temas em âmbito mundial até o local”, relata Andréa.

Em 2015  já haviam sido realizada práticas do pequeno cientista com alunos do Colégio Novo Millenium e os resultados foram apresentados na Feira do Conhecimento da escola, ocasião na qual as crianças produziram folders e cartilhas sobre o Parque Estadual Morro do Diabo.

“A interpretação ambiental não deve ser estática. As crianças são frutos da inovação tecnológica básica e não podemos ignorar isso na interpretação da natureza. Temos que usar a tecnologia a nosso favor. Levar as crianças ao meio natural desperta sentimentos novos, traz à luz o contato daquilo que assistem na televisão, tablets e celulares. Aguça a vontade de estar no meio da floresta. Em mundo onde a tecnologia avança rapidamente, precisamos conquistar as crianças para vivenciar a natureza e, conhecendo, se tornarem pequenos guardiões da biodiversidade”, explica a pesquisadora.

O projeto tem o término previsto para 2019.

 

Fotos: Andréa Pires Soares e Elaine Souza

Mais informações: Pesquisadora científica Andréa Pires Soares – Parque Estadual Morro do Diabo – Tel. (18) 3282-1599