20/10/2017

No dia 17 de outubro, o Instituto Florestal recebeu a visita do engenheiro agrônomo Jesús Américo Sihuas Aquije, Diretor Geral de Assuntos Ambientais Agrícolas do Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru.

De acordo com Américo, o Peru está avançando na questões florestais e o governo do país possui planos para produção madeireira e reflorestamento. Para isso, o Ministério da Agricultura está buscando parcerias estratégicas para firmar convênios e termos de cooperação técnica.

O engenheiro peruano foi recebido pelo diretor geral do IF Luís Alberto Bucci e visitou diversas seções técnicas da instituição acompanhado de pesquisadores da casa. Américo demonstrou bastante interesse nas pesquisas em melhoramento florestal realizadas pela instituição, apresentadas pelo pesquisador científico Miguel Luiz Menezes Freitas. Esteve na Seção de Madeira e Produtos Florestais, onde pôde conhecer a Xiloteca do Instituto Florestal, que possui acervo com aproximadamente 4000 espécies. A pesquisadora Sandra Florsheim apresentou o Laboratório de Anatomia, Identificação e Qualidade da Madeira e o pesquisador João Batista Baitello o Herbário Dom Bento Pickel, cuja coleção ultrapassa as 50 mil exsicatas. Em seguida, o engenheiro foi recebido pelo pesquisador Marcio Rossi no setor de geociências. Ao final, Américo visitou o Museu Florestal Octávio Vecchi.

Américo é formado pela Universidade Nacional de San Luis Gonzaga, com mestrado em Gestão Social pela Pontifícia Universidade Católica do Perú. Possui 15 anos de experiência profissional em gestão pública e privada.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Elaine Aparecida Rodrigues – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2223