18/10/2017

No dia 16 de outubro, o Instituto Florestal (IF) recebeu a visita de uma delegação chinesa de 21 membros de instituições governamentais e de pesquisa e gestão. Em visita ao Brasil, o grupo está se reunindo com diversas instituições para compreender como são realizadas as atividades de pesquisa, conservação e preservação dos recursos florestais e animais silvestres no nosso país. No que se refere ao estado de São Paulo, o IF foi escolhido por sua história e experiência.

A delegação é chefiada por Jia Jiansheng, vice-diretor do Departamento de Conservação da Vida Selvagem e Gestão de Reservas Naturais do State Forestry Administation, órgão estatal da China responsável pela gestão florestal no país. O objetivo específico da visita ao Instituto Florestal foi conhecer a estrutura da instituição assim como a Seção de Animais Silvestres; atribuições para a conservação da fauna e flora brasileira, áreas de atuação, unidades de conservação e suas pesquisas recentes.

A delegação visitou o Parques Estadual Alberto Löfgren, sob gestão compartilhada do Instituto Florestal e a Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente (CPU/SMA). No Museu Florestal Octávio Vecchi o grupo foi recebido pelo diretor geral do Instituto Luis Alberto Bucci e foram realizadas duas palestras sobre a gestão de áreas naturais no Brasil e no estado de São Paulo, bem como questões e pesquisas relacionadas à fauna. As palestras foram ministradas pelo pesquisador científico do IF Márcio Port  Carvalho e por Patrícia Rossi, da Reserva Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).

No período da tarde, a comitiva foi visitar o Parque Estadual da Cantareira, sob gestão da Fundação Florestal (FF), onde foram recebidos pelo gestor Vladmir Arrais e sua equipe no Centro de Educação Ambiental em palestra sobre apresentação da unidade de conservação. Em seguida, foram até a Pedra Grande para apreciar a vista e a natureza.

Além da troca de experiências, criam-se possibilidades de parcerias técnico-científicas. Considerando a experiência do IF, esta visita colocou o grupo em contato com especialistas e constituiu-se em uma excelente oportunidade para fortalecer as relações de cooperação e amizade entre os povos da China e do Brasil.

O evento foi realizado pelo Instituto Florestal em parceria com a RBMA, a FF, a CPU/SMA a Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural entre Brasil e China.

A delegação chinesa foi composta por diretores, consultores, gestores e profissionais do State Forestry Administration, além de representantes dos seguintes órgãos e instituições: Departamento de Florestas da Província de Jilin, Departamento de Florestas da Província de Heilongjiang., Departamento Florestal da Região Autônoma do Tíbet da China, Centro Nacional de Pesquisa em Economia e Desenvolvimento Florestal da China, Instituto de Pesquisa de Ecologia Florestal do Meio Ambiente e Proteção, Academia Chinesa de Silvicultura, China Wildlife Conservation Association, Centro de Conservação e Pesquisa da China para o Panda Gigante, Centro de Conservação da Vida Selvagem da Região Autônoma da Mongólia Interior e Reserva Natural da Montanha Daqingshan da Região Autônoma da Mongólia Interior.

 

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Pesquisador científico Márcio Port Carvalho – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2119