17/10/17 10:57

Projeto Preservar é Preciso encerra fase de plantio de mudas em Avaré

As próximas atividades junto à comunidade serão concursos de redação, desenho e criação de um logo para o Projeto

A Floresta Estadual de Avaré encerrou em setembro a fase de plantios na ação de recuperação do córrego Água do Amaral. O plantio de 300 mudas foi realizado junto a alunos da Escola Municipal de Ensino Básico José Rebouças de Carvalho no âmbito do Projeto Preservar é Preciso.

O Projeto é um trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Floresta Estadual de Avaré junto às comunidades residentes em seu entorno para solucionar o problema do lixo trazido pelo corpos d’água. Os rios passam por áreas urbanas bastante degradadas e deságuam na unidade. Os resíduos sólidos colocam em risco espécies aquáticas e de fauna em geral e tornam-se agentes poluentes e proliferadores de vetores de doenças como a Dengue, a Zika e a Chikungunya. O tema foi recentemente tratado pela escola junto aos alunos e à comunidade. E o objetivo do Projeto é a recuperação das matas ciliares com o envolvimento dos moradores dessas áreas.

Desde 2014, o Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré vem estabelecendo parcerias e ações compartilhadas desenvolvendo atividades de educação ambiental como a confecção e instalação de placas educativas, palestras nas escolas que compõem a referida microbacia, distribuição de cartas à população e plantios de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs). O primeiro plantio de mudas foi realizado em 2016.

As ações já estão dando resultado: a manutenção do plantio realizado no ano passado tem sido feita pela própria comunidade, que faz a roçada do terreno, o coroamento das mudas, a adubação periódica e mesmo o a reposição das mudas que não sobrevivem.

As próximas atividades junto aos alunos serão concursos de redação, desenho e criação de um logo para o Projeto.

Semana da árvore
De 17 a 22 de setembro, a Floresta Estadual de Avaré (também conhecida como Horto) comemorou a Semana da Árvore. Foram realizadas várias atividades, tais como participação em desfile cívico pelas comemorações do aniversário de Avaré, momento em que o Projeto Preservar é Preciso foi representado junto a parceiros como o Rotary Club Avaré Jurumirim e a Escola Municipal José Rebouças de Carvalho, dando visibilidade ao mesmo, divulgado-o de maneira expansiva para a sociedade avareense.

No dia 21 de setembro, os alunos da Escola José Rebouças de Carvalho plantaram mais de 300 mudas de espécies nativas (como o pau-viola, a quaresmeira, a canafístula, o pau-brasil) e frutíferas silvestres (como a grumixama, a pitanga, o araçá, a cereja-do-mato) entre uma diversidade de 28 espécies que, quando adultas, contribuirão para a manutenção da fauna urbana, além de oferecer frutos à comunidade local. O plantio foi realizado em uma APP formada ao longo do Córrego Água do Amaral, que é um afluente do Córrego do Curtume, e contou com a presença de autoridades, representantes dos parceiros e membros das comunidade/bairros que integram a Microbacia do Córrego do Curtume.

Já no dia 22 de setembro, a equipe da Floresta de Avaré participou do lançamento da Nascente Modelo, que integra as ações locais do Programa Verde-Azul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi realizado um plantio de mudas nativas na APP do Ribeirão Lajeado, que passa por toda a extensão da unidade e é um dos principais fornecedores da Bacia de Captação de Água da Sabesp, que abastece cerca de 25% da população avareense com água tratada e de qualidade. O plantio foi realizado por alunos participantes do Programa Jovem Agricultor do Futuro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) São Paulo.

A parceria cresceu e órgãos e diversas entidades uniram esforços para que todas as atividades fossem realizadas com resultados bastante positivos: o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, a Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Avaré, o Rotary Club Avaré Jurumirim, o Grupo Voluntariado Guardiões da Natureza, Seres Gigantes – Arte e Festa, Tet-a-Tet Produções Artísticas e Culturais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Avaré, a Escola Estadual Padre Emílio Immoos e a Escola Municipal José Rebouças de Carvalho, além da comunidade local.

As diretrizes norteadoras das ações foram: estabelecimento de novas parcerias, envolvimento da comunidade local, recuperação de áreas de preservação permanente, educação ambiental junto a escolares e à comunidade e melhoria da qualidade de vida.

Fotos: Acervo Floresta Estadual de Avaré

Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré – Tel.: (14) 3732-0290