http://iflorestal.sp.gov.br

05/10/17 08:56

VI Seminário Frutos da Mata Atlântica acontece em outubro

No dia 25 de outubro, será realizada no município de Registro a sexta edição do Seminário Frutos da Mata Atlântica: o sabor da biodiversidade. O objetivo do evento é difundir frutas comestíveis do bioma e que são comercializadas, porém ainda de maneira incipiente, como araçá, uvaia, grumixama, cambucá e guabiroba.

Já na sua sexta edição, o seminário tem estimulado que pesquisadores de diversas universidades iniciem pesquisas sobre os frutos da Mata Atlântica, como é o caso dos profs. Horst Bremer e Poliana Spricigo da Esalq/USP que farão uma palestra sobre o projeto “Frutas Nativas da Mata Atlântica”, que vem sendo desenvolvido com financiamento da FAPESP.

Outra abordagem será feita pelos agricultores Clodoaldo e Suzete, que promovem agricultura familiar com geleia e polpa da palmeira juçara.

A programação inclui ainda a apresentação de novas instruções da Secretaria do Meio Ambiente, para cadastramento de plantios de espécies nativas, visando o futuro manejo e produção.

Também serão apresentados equipamentos para processamento de frutos voltados aos pequenos produtores.

Um amplo debate será proposto na mesa redonda focando as questões de industrialização e comercialização de frutas nativas, incluindo a polpa de juçara, objetivando maior agregação de valor aos produtos.

O evento acontecerá no município paulista de Registro.  Veja a programação completa e faça sua inscrição.

 

Data: 25/10/2016 – quarta-feira

Local: Auditório do Bynkyo – Rua Nakatsugawa, 165 – Vila Tupi – Registro/SP.

VAGAS LIMITADAS – ENTRADA FRANCA