14/08/2017

De 26 a 28 de julho, foi realizado em Cananéia (SP) o I Workshop Monitoramento Integrado de Manguezais. O objetivo foi promover o debate entre pesquisadores, gestores e comunidades tradicionais na construção de propostas para subsidiar programas de pesquisa das Áreas Protegidas do Lagamar Paulista. O evento foi organizado pelo Instituto Florestal (IF) em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Registro.

O Workshop teve início no Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. A mesa de abertura foi composta por: Marília Cunha Lignon e Luis Carlos Ferreira de Almeida (Unesp Registro), Gabriel dos Santos de Oliveira Rosa (Prefeito de Cananéia), Erick Wiily Weissenberg Batista (Diretor do Meio Ambiente de Cananéia) e Marcos Bührer Campolim (Pesquisador científico do IF).

Além de discutir metodologias de monitoramento comunitário para áreas de manguezais no litoral sul de São Paulo, os participantes elaboraram uma matriz de planejamento que identificou lacunas de conhecimento, demandas de projetos de pesquisa e de monitoramento, bem como pesquisas prioritárias para o manejo de recursos naturais por usuários tradicionais de unidades de uso sustentável existentes na região. Também foram apontadas demandas de políticas públicas promovam a sustentabilidade na região.

Participaram do evento pesquisadores do Instituto Florestal, da Unesp (câmpus Registro e São Vicente), da Universidade de São Paulo (USP), da James Cook University (JCU) – Austrália, do Instituto de Pesca, do Instituto de Pesquisas de Cananeia (IPeC), gestores de Unidades de Conservação (Parques estaduais Ilha do Cardoso e Lagamar de Cananéia, Reservas extrativistas Ilha do Tumba e Taquari, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itapanhoapima, APA Marinha Litoral Sul, e Área de Relevante Interesse Ecológico do Guará), gestores municipais (Prefeitura de Cananeia) e representantes das comunidades tradicionais do Itacuruçá, Enseada da Baleia, Mandira, Itapanhoapima e Barra do Ribeira.

O evento contou com financiamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Instituto Linha d’agua e Fundação para Desenvolvimento da Unesp.

A importância da proteção aos manguezais
Os manguezais propiciam abrigo e alimentação para inúmeras espécies de peixes e crustáceos, tornando a região extremamente importante em termos de biodiversidade e produção pesqueira.

Os 38 participantes do Workshop elaboraram uma moção solicitando apoio do Ministério do Meio Ambiente para a interlocução junto à Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional (Convenção de Ramsar), sediada na Suíça, para reconhecimento da Área de Proteção Ambiental Cananéia, Iguape e Peruíbe (APA-CIP) como Sítio Ramsar. Esta unidade de conservação abriga 15.193 hectares de manguezais, sendo as mais extensas e conservadas áreas do ecossistema no estado de São Paulo. A APA-CIP é relevante para a preservação da avifauna que transita pela região, residentes ou migrantes. Das 413 espécies de aves registradas, 46 são espécies ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo, 24 no Brasil e 16 consideradas em perigo, pela Lista Vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Fotos: ACI-UNESP

Mais informações: Pesquisador científico Marcos Bührer Campolim – Tel. (13) 3851-1163