http://iflorestal.sp.gov.br

01/08/17 18:25

Instituto Florestal realiza 11ª edição do Seminário de Iniciação Científica

O objetivo do evento é proporcionar aos estudantes a oportunidade de trocar experiências com outros futuros cientistas, bem como com os pesquisadores da casa e de outras instituições

O Instituto Florestal (IF) realiza nesta terça-feira, dia 01 de agosto, o primeiro dia de evento do 11º Seminário de Iniciação Científica da instituição. Além de uma palestra de abertura sobre a proposta da instituição em converter áreas de plantios de espécies exóticas em nativas, o evento contou com a apresentação de trabalhos dos alunos orientados pelos pesquisadores da casa. O evento acontece na capital paulista, mas participam estudantes e profissionais de todo o estado.

O objetivo do evento é proporcionar aos bolsistas de iniciação científica do IF a oportunidade de apresentar seus trabalhos e trocar experiências com outros futuros cientistas, bem como com os pesquisadores da casa e de outras instituições.

Ao longo do evento, são realizadas 18 apresentações orais dos trabalhos dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Os alunos são orientados por pesquisadores doutores do IF e recebem bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Neste primeiro dia de Seminário foram apresentados temas variados pelos estudantes. Alguns bastante curiosos, como a pesquisa para identificar madeira a partir dos restos de serragem em motosserras apreendidas pela polícia. Ou o estudo que avalia a dispersão de sementes de espécies nativas por aves, utilizando o mamão e o abacate em comedouros. Outros temas frequentemente presentes nas investigações científicas da instituição também foram abordados, como espécies exóticas invasoras e comunidades tradicionais. Também esteve na programação o projeto que estuda as sementes de grumixama, espécie nativa com potencial comercial, recentemente divulgado em notícia no site do Instituto Florestal.

A mesa de abertura do evento teve a presença do diretor geral do IF Luis Alberto Bucci, da coordenadora do Seminário Daniela Fessel Bertani, do pesquisador científico Antonio Carlos Galvão de Melo de os professores convidados de outras instituições: Dra. Alessandra dos Santos Penha , da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Araras, Dr. Davis Gruber Sansolo, da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) – Litoral Paulista, e Dr. Marco Antonio de Assis, UNESP – Rio Claro.

O pesquisador do IF Antonio Carlos Galvão de Melo realizou a palestra de abertura do evento “Proposta de conversão de áreas de reflorestamento do Instituto Florestal em áreas de habitat: modernizando a gestão da conservação e da produção”. Melo contou como evoluíram as demandas da sociedade em relação às áreas naturais. Traçou um histórico no qual marcou os incentivos governamentais pelo cultivo de pinus na década de 1950, a criação de unidades de conservação na década de 1980 e culminou em uma demanda atual por serviços ecossistêmicos. Em 2012, o IF propôs uma alternativa no uso das áreas naturais, com o objetivo de conversão de áreas de produção com espécies exóticas em matas nativas. Proposta essa que viria a ser retomada em 2015. Melo apontou a metodologia utilizada para que os futuros pesquisadores presentes pudessem compreender o processo do trabalho do Instituto, que une a pesquisa científica à gestão das áreas naturais.

Somente na manhã do primeiro dia de Seminário, estiveram presentes 56 participantes inscritos.

Os estagiários da instituição que recebem bolsa pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e que realizam atividades vinculadas à pesquisa, também apresentam trabalhos no evento, na forma de painel sob a orientação de pesquisadores e técnicos doa instituição. Essas apresentações acontecem no segundo dia de evento.

O evento acontece de 01 a 03 de agosto. Ainda é possível realizar a inscrição para o minicurso “Programa de Uso Público como estratégia de manejo em áreas protegidas”. Acesse aqui.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: seminarioic@if.sp.gov.br