26/07/2017

Nos dias 11 e 13 de julho o Instituto Florestal (IF) realizou evento de boas vindas para os estagiários da instituição. O encontro foi realizado área administrativa do Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL), em São Paulo, onde está localizada a sede da instituição.

O evento teve a presença de 40 alunos de ensino médio e graduação e foi realizado em dois períodos diferentes (manhã e tarde), para que mais estudantes pudessem participar.

Na primeira parte, no auditório, foi apresentado um breve histórico da instituição, além do esclarecimento de dúvidas sobre o estágio. Dona Olga, a funcionária mais antiga da casa (56 anos de IF), esteve presente para dar as boas vindas aos ingressantes. Muitos dos que estagiaram com ela, hoje assumem importantes posições dentro da instituição e de outros órgãos e setores do Sistema Ambiental Paulista.

Após as palestras, os estudantes se dirigiram à Divisão de Dasonomia e conheceram diversos laboratórios de pesquisa do Instituto. A visita foi conduzida pelo pesquisador cientifico e ornitólogo Alexander Zamorano Antunes, que durante o trajeto, apresentou curiosidades sobre a ecologia do Parque. Os estagiários conheceram o herbário, os laboratórios de madeira (cuja equipe atua junto à Polícia Militar Ambiental em fiscalizações) e de sementes (importante ator na restauração florestal do estado de São Paulo), além das seções de inventário florestal, ecologia e das pesquisas sobre solos.

Claudia Pisaneschi, responsável pelo setor de estágios da casa, afirmou que o evento foi uma ótima oportunidade para a integração dos estagiários entre eles e também com a instituição, suas áreas de pesquisa, suas instalações e seus profissionais.

O IF conta atualmente com 70 estagiários, sendo que aproximadamente 60% estão lotados na capital e 40% no interior do estado. A instituição oferece estágio em diversas áreas, como Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, Pedagogia, Comunicação, Tecnologia da Informação, Administração e outros que muito contribuem para a realização de atividades em diversas áreas da instituição, tais como pesquisas, monitoria em Unidades de Conservação, apoio administrativo, entre outras.

A seleção para estagiar na instituição é realizada atualmente pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Setor de Estágios Tel.: (11) 2231-8555 / Ramais 2079 e 2121 /
e-mail: estagio@if.sp.gov.br