20/07/2017

saí-canário

No dia 08 de julho, o Instituto Florestal (IF) promoveu uma atividade de observação de aves em Avaré (SP). Durante o passeio foram observadas 23 espécies diferentes de aves. O evento foi realizado em parceria com a prefeitura local e aconteceu na Floresta Estadual de Avaré.

Os participantes da “Passarinhada” realizaram um passeio pela Trilha do Banhado, onde puderam realizar observação, registro, classificação, gravação e catalogação das espécies da avifauna observadas no trajeto. Dentre as espécies observadas, vale destacar o saí canário (Thlypopsis sórdida) e o japu (Psarocolius decumanus).

Após a atividade de campo, os participantes tiveram uma palestra sobre a importância das aves para os ecossistemas, coordenada pela bióloga Maria Luiza Zambom. Em seguida ocorreu uma roda de conversa sobre os riscos de reintrodução irregular de fauna e informações sobre como agir, coordenada pela bióloga Vívian Peres.

A observação de aves, também conhecida como birdwatching, vem ganhando expressivo número de adeptos no Brasil. Promove aos praticantes o acesso ao conhecimento sobre as espécies, seu comportamento, bem como estimula a reflexão sobre os serviços ambientais que as aves oferecem, como a dispersão de sementes, a polinização, o controle de pragas e a limpeza do ambiente (como urubus comedores de carcaças). Esse tipo de atividade contribui ainda para o fortalecimento do papel social das Áreas Protegidas, envolvendo ações junto à comunidade que estimulam o potencial turístico. A prática da atividade constitui também com o incentivo à pesquisa científica.

A “Passarinhada” faz parte do Projeto As Aves Daqui, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Avaré em parceria com a Organização Ambiental Teyquê-Pê e Instituto Floravida – Centrofauna. A ação foi realizada na Floresta Estadual de Avaré, unidade sob gestão do IF, com o apoio da Associação Regional de Engenheiros de Avaré e de um centro de diagnóstico veterinário local.

O próximo passeio está previsto para o mês de outubro e com um trajeto diferente que possibilitará a observação de mais espécies.

Fotos: Acervo Floresta Estadual de Avaré

Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré – Tel.: (14) 3732-0290